Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

TURISMO ECOLÓGICO


Objetivo: relacionar o turismo ecológico com a conservação do patrimônio florestal.
Habilidades trabalhadas: Comparação e respeito.
Metodologia: Levantamento dos conhecimentos prévios, problematização, estudo do meio e árvore da vida.

ATIVIDADES EM 4 PASSOS

PASSO I - LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS
Peça às crianças para falarem sobre florestas, matas, animai silvestres e seus abrigos, ninhos, alimentos e sobre formas de diversão proporcionadas pelas matas.

PASSO II- PROBLEMATIZAÇÃO
Mostre a elas figuras de turismo ecológico ( caminhadas em trilhas, passeios de barco, pessoas observando animais silvestres, etc). Peça para observá-las, relatar e comparar o que viram. Faça perguntas referentes ao lazer das florestas.

PASSO II - ESTUDO DO MEIO: ECOTURISMO
A escolha do local deve levar em conta a idade das crianças e o grau de preservação do ambiente, com vegetação rasteira, arbustos e árvores de médio e grande porte, presença de animais silvestres e trilha.
Desenvolvimento: Ao chegar ao local, passe orientações aos alunos e, durante a caminhada, faça pausas para dar explicações sobre a fauna e a flora.
Peça: tênis, toalha de rosto, boné, uma muda de roupa, protetor solar, lanche, líquidos.

PASSO IV - ÁRVORE DA VIDA

Materiais: 1 lata de tinta de 18 litros vazia; areia para encher a lata epapel para revestí-la; 1 galho grande e seco de árvore; tesoura, sobras de cartolina de cores variadas, canetinhas, lápis de cor e barbante.

Desenvolvimento:
  •  Prepare moldes variados de folhas, flores e frutos. Explique às crianças como será a atividade.
  • Encha a lata com areia e enterre o galho da árvore.
  • Revista a lata com o papel escolhido. Forme grupos de quatro componentes. Entregue a cada grupo quatro moldes e sobras de cartolina e peça-lhes para contornar os moldes na cartolina. Oriente-os a aproveitar o material destinado aos moldes.
  • Peça aos alunos para recortarem as peças que serão distribuídas equitativamente entre os componentes. Estes, usando canetinhas e lápis de cor, devem representar nas peças, por meio de imagens de elementos da natureza.
  • Com o furador, perfure cada uma das peças e, usando o barbante, amarre-as no galho, montando assim a árvore.
  • Escolha com as crianças um nome para a árvore. Mantenha-a em exposição.
SUGESTÃO PARA ILUSTRAÇÃO
Área preservada, com flora (vegetação rasteira, arbustos e árvores) e fauna variadas. Um riacho, céu azul, crianças na trilha ou num passeio pelo rio numa embarcação.

ECOTURISMO
O nome "ecoturismo" é novo. Surgiu oficialmente em 1985, mas só em 1987 foi criada a Comissão Técnica Nacional, constituída pelo Ibama e pela Embratur, determinando as atividades neste campo. O ecoturismo ou turismo ecológico é uma forma não predatória de exploração dos recursos naturais. Segundo a Embratur, o ecoturismo é um seguimento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natuela e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas. Existem diferenças entre o turismo comum e o ecoturismo. Dentre as mais relevantes, figura o fato de que, enquanto no turismo comum as pessoas apenas contemplam sem muita participação ativa, no ecoturismo existe movimento, ação, as pessoas carregam mochilas, tomam chuva e sol e têm um contato mais próximo com a natureza. O turismo ecológico caracteriza-se ainda, por passar informações e curiosidades relacionadas à natureza, aos costumes e à história do local, possibilitando uma integração educativa com a região. O ecoturismo é uma tendência mundial em crescimento, que pode se apresentar de diversas formas, desde a prática do esporte radical até o estudo científico dos ecossistemas.

Fonte: Maria de Jesus P. A. Minga Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!