I - JUSTIFICATIVA:
O trabalho com As poesias, as quadrinhas, as parlendas e as músicas é adequado para a faixa etária de três anos, uma vez que propiciam situações de aprendizagem por terem uma linguagem fácil, textos curtos, rimas e brincadeiras. Como a oralidade é o foco desse projeto esse tipo de texto auxilia o desenvolvimento da linguagem oral, pois eles possuem versos ou trechos que se repetem e as crianças dessa faixa etária adoram repetir e repetir, divertem-se com essa brincadeira.
II - OBJETIVOS:
- Descobrir que a escrita representa a fala guardadas as devidas proporções;
- Conhecer diversas poesias e seus autores, bem como quadrinhas, parlendas e músicas de domínio popular;
- Enriquecer o vocabulário, ampliando o repertório de textos memorizados pelas crianças, incentivando a prática de recitá-las;
- Promover a socialização destes conhecimentos junto às famílias;
- Promover a diversão, o prazer e a atenção ao ouvir e recitar poesias, quadrinhas e parlendas.
III - Conteúdos:
- Textos de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas e, algumas de suas características: sonoridade, temas, rima, etc;
- Escuta atenta de poesias;
- Leitura de textos que sabe de cor (memorização, leitura não convencional);
- Poesias;
- Quadrinhas;
- Parlendas;
- Músicas.
IV - Orientações didáticas:
- Livros de poesia;
- Cópias de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas, preferidas das crianças, assim como dos demais textos eleitos por elas;
- Cartazes com alguns textos para incentivar a leitura não convencional;
- CD com poesias, quadrinhas e parlendas cantadas, bem como de músicas.
V - Encaminhamentos:
- Rodas de leituras de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas, retomando de tempos em tempos as mesmas poesias e acrescentando outras (peridiocidade aproximada de três vezes por semana);
- Fazer sempre referência simples aos autores, retiradas de sua biografia;
- Sugestão: solicitar que os pais, avós, escrevam alguma poesia, música, quadrinha que conheçam e enviem para a escola;
- Fazer várias rodas de leituras das poesias, quadrinhas enviadas pelos pais, avós.
- Reprodução das poesias, quadrinhas, parlendas e músicas escolhidas, como preferidas das crianças em cartazes;
- Roda de leitura com livros infantis da poeia, quadrinha ou parlenda;
- Organizar vários momentos de escuta: do profesor lendo em voz alta, da gravação das crianças individualmente e todo o grupo;
- Elencar algumas poesias, quadrinhas, parlendas, músicas e formar um caderno onde as crianças poderão ter contato com o texto escrito;
- Gravação com todas as crianças, durante o projeto.
VI - Produto Final:
- Confecção de uma coletânea das poesias, quadrinhas, parlendas e músicas preferidas da classe, para que cada criança tenha um exmplar ilustrado por eles e assim possam compartilhar deste caderno com sua família.
Autores do Projeto: Professoras Evanise e Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!