Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROJETO POESIAS, QUADRINHAS, PARLENDAS E MÚSICAS... VAMOS CONHECÊ-LAS...?



I - JUSTIFICATIVA:

     O trabalho com As poesias, as quadrinhas, as parlendas e as músicas é adequado para a faixa etária de três anos, uma vez que propiciam situações de aprendizagem por terem uma linguagem fácil, textos curtos, rimas e brincadeiras. Como a oralidade é o foco desse projeto esse tipo de texto auxilia o desenvolvimento da linguagem oral, pois eles possuem versos ou trechos que se repetem e as crianças dessa faixa etária adoram repetir e repetir, divertem-se com essa brincadeira.

II - OBJETIVOS:
  • Descobrir que a escrita representa a fala guardadas as devidas proporções;
  • Conhecer diversas poesias e seus autores, bem como quadrinhas, parlendas e músicas de domínio popular;
  • Enriquecer o vocabulário, ampliando o repertório de textos memorizados pelas crianças, incentivando a prática de recitá-las;
  • Promover a socialização destes conhecimentos junto às famílias;
  • Promover a diversão, o prazer e a atenção ao ouvir e recitar poesias, quadrinhas e parlendas.
III - Conteúdos:

  • Textos de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas e, algumas de suas características: sonoridade, temas, rima, etc;
  • Escuta atenta de poesias;
  • Leitura de textos que sabe de cor (memorização, leitura não convencional);
  • Poesias;
  • Quadrinhas;
  • Parlendas;
  • Músicas.

IV - Orientações didáticas:

  • Livros de poesia;
  • Cópias de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas, preferidas das crianças, assim como dos demais textos eleitos por elas;
  • Cartazes com alguns textos para incentivar a leitura não convencional;
  • CD com poesias, quadrinhas e parlendas cantadas, bem como de músicas.
V - Encaminhamentos:

  • Rodas de leituras de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas, retomando de tempos em tempos as mesmas poesias e acrescentando outras (peridiocidade aproximada de três vezes por semana);
  • Fazer sempre referência simples aos autores, retiradas de sua biografia;
  • Sugestão: solicitar que os pais, avós, escrevam alguma poesia, música, quadrinha que conheçam e enviem para a escola;
  • Fazer várias rodas de leituras das poesias, quadrinhas enviadas pelos pais, avós.
  • Reprodução das poesias, quadrinhas, parlendas e músicas escolhidas, como preferidas das crianças em cartazes;
  • Roda de leitura com livros infantis da poeia, quadrinha ou parlenda;
  • Organizar vários momentos de escuta: do profesor lendo em voz alta, da gravação das crianças individualmente e todo o grupo;
  • Elencar algumas poesias, quadrinhas, parlendas, músicas e formar um caderno onde as crianças poderão ter contato com o texto escrito;
  • Gravação com todas as crianças, durante o projeto.
VI - Produto Final:

  • Confecção de uma coletânea das poesias, quadrinhas, parlendas e músicas preferidas da classe, para que cada criança tenha um exmplar ilustrado por eles e assim possam compartilhar deste caderno com sua família.

Autores do Projeto: Professoras Evanise e Ana Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!