RELEMBRANDO AS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS
Objetivos:
Homenagear as mães;
Retomar algumas brincadeiras populares.
Faixa Etária: de 2 a 6 anos.
Esta é uma aula divertida, que irá promover a interação de mães e alunos no mês de maio. São atividades folclóricas que as mães, certamente, devem conhecer.
Desenvolvimento:
Divida a turma em 5 grupos. Pode ser um evento coletivo (incluindo as turmas do Mini-Maternal, Maternal, Jardim I, Jardim II e Pré) ou você pode fazer só com a sua sala. Mesmo assim, procure dividir em grupos. Cada grupo ficará em uma sala ou espaço diferente.
Prepare, então, cinco salas ou espaços para serem palcos das atividades sugeridas. Se for atividade com cadeiras, já deixe-as preparadas; se necessitar de aparelho de som, já deixe-o instalado naquele ambiente e assim por diante.
Cada grupo começa em uma sala (ou outro espaço que for escolhido) já com tudo pronto para a brincadeira. Dê um sinal, pode ser com um apito, para marcar o início da atividade. Depois de um determinado tempo, que fica a seu critério, dê o sinal novamente e os grupos devem trocar de sala e, consequentemente, de brincadeira.
Veja quais podem ser as atividades:
- Cantar e pular corda. Todos vão declamando algumas parlendas ou músicas folclóricas enquanto pulam corda.
- Amarelinha. Pergunte para as mamães quais músicas elas ouviam e cantavam nessa brincadeira quando eram crianças. Peça para elas cantarem enquanto as crianças pulam amarelinha.
- Batata-quente. Todos da turma sentam no chão, em uma roda, e vão passando um objeto. Enquanto passam, a professora vai cantando músicas folclóricas, como "Fui morar em uma casinha". Quando ela parar de cantar, quem estiver com o objeto na mão, sai da brincadeira.
- Estátua. Coloque um CD bem animado e peça para as mamães e as crianças dançarem. Quando você pausar a música, todos devem fazer posição de estátua, ou seja, ficar imóveis.
- Brincadeira da cadeira. Para essa brincadeira, coloque CDs de músicas lentas e agitadas.
SUGESTÕES PARA DEIXAR A VINDA DAS MÃES À ESCOLA AINDA MAIS DIVERTIDA:
- Antes de começar, deixe bem explicado que, assim que o sinal tocar, todos devem parar o que estão fazendo e partir para a próxima brincadeira. Isso ajuda a dar mais emoção a esse momento.
- Para ficar bem organizado e para que os grupos não se percam, coloque etiquetas diferentes em cada um deles. Exemplos: turmas 1, 2, 3, 4 ,5 ou turma amarela, vermelha, verde, branca e azul.
- Quando os grupos forem trocar de sala, peça para que organizem filas e que sigam canatando até o prósimo ambiente.
- No final, depois que todos já passaram por todas as brincadeiras, você pode oferecer um belo café da manhã ou da tarde. Combine antes com as mães para que cada uma traga um lanche diferente.
- Não deixe que cada atividade ultrapasse os vinte minutos, para que as crianças não se cansem e desistam de completar o circuito.
- As crianças que não possuem mães, podem trazer avé, tia, madrinha ou outra pessoa muito querida por elas.
Fonte: Fábio Adriano Iuras Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil.
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