Objetivo do tema: Introduzir a noção de energia elétrica e de como ela é gerada.
Na natureza, encontra-se eletricidade ( ralos, por exemplo, são descargas elétricas) mas ela não é encontrada pronta para ser utilizada pelo homem, que demorou a descobrir como produzí-la. Essa descoberta trouxe grandes modificações para o mundo e, na atualidade, tornou-se difícil viver sem a eletricidade. As pessoas têm suas casas iluminadas, ouvem rádio, assistem televisão etc. As sugestões a seguir trazem uma primeira noção de energia elétrica.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Faça dois painéis para exibir em sala de aula. Assim, você familiarizará os alunos com o tema.
- Em um, cole figuras relacionadas ao uso de energia elétrica, como de letreiros de estabelecimentos comerciais, postes, eletrodomésticos, ar condicionado, cinemas, etc.
- No outro, cole ilustrações de objetos que eram usados no lugar dos atuais utensílios domésticos, como ferros de passar roupa à brasa, lampiões, máquinas de costura mecânicas, moedores de carne, etc.
EXPERIÊNCIAS
Realize as sugestões abaixo junto com seus alunos:
- Encha um balão de festa e esfregue-o várias vezes contra a parede e solte-o lentamente. Resultado: o ~balão ficará por um período "grudado" na parede, até a carga estática passar.
- Rasgue um pedaço de papel de seda em pedaços bem pequenos. Esfregue uma régua em um pedaço de lã e depois passe-o "sobre" os pedacinhos. Resultado: depois de esfregada na lã, a régua fica carregada com carga elétrica e atrai os pedacinhos de papel.
OUTRA SUGESTÕES PARA TRABALHAR O TEMA:
PEIXINHOS ESPERTOS
Materiais:
- 1 caixa de papelão sem tampa;
- Cinco peixinhos recortados em papel de seda;
- 1 pedaço de tecido de lã;
- Plástico transparente para cobrir a caixa;
- 1 pedaço de barbante ou de elástico.
Como fazer:
- Coloque os peixinhos dentro da caixa.
- Cubra a caixa com o plástico transparente, atando-o ao redor com barbante ou elástico (para que fique com a superfície bem lisa).
- Esfregue o tecido de lá no plástico que cobre a caixa.
Resultado: os peixinhos são atraídos pelo plástico. Isso acontece porque, depois de ser esfregado com a lã, o plástico adquiriu eletricidade.
ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA
- Fale com as crianças sobre as usinas hidrelétricas existentes em nosso país. Mostre fotos das Cataratas do Iguaçu, por exemplo, e explique que a força da água gera energia.
- Trabalhe com o material fornecido por FURNAS - Programa de Educação Ambiental (víseo "Energia - Recurso da Vida"). Pesquise no site http://www.furnas.com.br/
Fonte: Cácia Nunes Riello Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!