Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

ENERGIA ELÉTRICA



Objetivo do tema: Introduzir a noção de energia elétrica e de como ela é gerada.

     Na natureza, encontra-se eletricidade ( ralos, por exemplo, são descargas elétricas) mas ela não é encontrada pronta para ser utilizada pelo homem, que demorou a descobrir como produzí-la. Essa descoberta trouxe grandes modificações para o mundo e, na atualidade, tornou-se difícil viver sem a eletricidade. As pessoas têm suas casas iluminadas, ouvem rádio, assistem televisão etc. As sugestões a seguir trazem uma primeira noção de energia elétrica.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
      Faça dois painéis para exibir em sala de aula. Assim, você familiarizará os alunos com o tema.
  1. Em um, cole figuras relacionadas ao uso de energia elétrica, como de letreiros de estabelecimentos comerciais, postes, eletrodomésticos, ar condicionado, cinemas, etc.
  2. No outro, cole ilustrações de objetos que eram usados no lugar dos atuais utensílios domésticos, como ferros de passar roupa à brasa, lampiões, máquinas de costura mecânicas, moedores de carne, etc.
EXPERIÊNCIAS
      Realize as sugestões abaixo junto com seus alunos:
  1. Encha um balão de festa e esfregue-o várias vezes contra a parede e solte-o lentamente. Resultado: o ~balão ficará por um período "grudado" na parede, até a carga estática passar.
  2. Rasgue um pedaço de papel de seda em pedaços bem pequenos. Esfregue uma régua em um pedaço de lã e depois passe-o "sobre" os pedacinhos. Resultado: depois de esfregada na lã, a régua fica carregada com carga elétrica e atrai os pedacinhos de papel.
OUTRA SUGESTÕES PARA TRABALHAR O TEMA:

PEIXINHOS ESPERTOS
Materiais:
  • 1 caixa de papelão sem tampa;
  • Cinco peixinhos recortados em papel de seda;
  • 1 pedaço de tecido de lã;
  • Plástico transparente para cobrir a caixa;
  • 1 pedaço de barbante ou de elástico.
Como fazer:
  1. Coloque os peixinhos dentro da caixa.
  2. Cubra a caixa com o plástico transparente, atando-o ao redor com barbante ou elástico (para que fique com a superfície bem lisa).
  3. Esfregue o tecido de lá no plástico que cobre a caixa.
Resultado: os peixinhos são atraídos pelo plástico. Isso acontece porque, depois de ser esfregado com a lã, o plástico adquiriu eletricidade.

ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA
  • Fale com as crianças sobre as usinas hidrelétricas existentes em nosso país. Mostre fotos das Cataratas do Iguaçu, por exemplo, e explique que a força da água gera energia.
  • Trabalhe com o material fornecido por FURNAS - Programa de Educação Ambiental (víseo "Energia - Recurso da Vida"). Pesquise no site http://www.furnas.com.br/
Fonte: Cácia Nunes Riello Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!