Objetivo do tema: Perceber a existência do ar e sua importância.
O ar é um conjunto de vários gases. Além do oxigênio e do gás carbônico, ele contém também o nitrogênio, que é o mais abundante, entre outros. O ar é, portanto, indispe´nsável à nossa sobrevivência, já que é ele que nos fornece o oxigênio. Aborde a existência do ar com as crianças, ressaltando sua importância para a vida.
EXPERIÊNCIA
Materiais: um copo e uma bacia com água.
Com o experimento abaixo, você pode mostrar para as crianças que, embora seja invisível, o ar ocupa espaço.
- Vire o copo (boca para baixo) com cuidado dentro da bacia.
- Observe com os alunos que a água não entra no copo.
- Incline o copo lentamente e com cuidado: conforme o ar sai de dentro do copo, a água entra. Neste momento, formam-se bolhas.
- Explique às crianças que é o ar em movimento dentro da água que forma as bolhas. Basta ver também o que acontece quando sopramos a água com um canudinho.
Complemente a experiência com outras atividades:
- Jogue um pouco de talco no ar e observe com as crianças. É o ar que retém o pó por alguns segundos, antes de ele cair no chão.
- Jogue agora uma pena (ou uma pluma) para o alyo. Observe com os alunos como ela cai lentamente, justamente devido à presença de ar.
- Oriente os alunos a prender a respiração por alguns segundos. Eles sentirão um pouco de falta de ar e, assim, perceberão a importância da respiração e, portanto, do ar em nossas vidas.
POLUIÇÃO DO AR
A poluição do ar constitui um tópico muito discutido na Ecologia. Aproveite o tema para explicar às crianças que a fumaça que sai dos automóveis e das chaminés das fábricas suja o ar (você pode realizar a demonstração do talco nesse momento), o que nos faz mal, já que precisamos de ar limpo.
O AR E A SAÚDE
Não só o ar nos é indispensável, como sua qualidade também influi muito em nossa saúde. Nas grandes cidades, a existência de gases poluidores provenientes dos automóveis e das fábricas pode prejudicar o funcionamento de nosso aparelho respiratório, especialmente das crianças, que podem acabar desenvolvendo doenças respiratórias, como bronquite e rinite. A sequidão do ar também influencia no aparecimento desses males. Explore esse tema com as crianças:
- Se houver a oportunidade, leve-as para passear em uma área verde, como um parque.
- Oriente-as a respirar profundamente e leve-as a percber: vocês sentem como o ar daqui é pruro? Dessa forma, elas relacionarão a presença de árvores e plantas à pureza do ar.
ORIENTAÇÃO
Em épocas de muita sequidão, oriente as crianças (ou os pais, diretamente, por meio de uma circular) a colocar um recepiente de água no quarto para aumentar a umidade do ar e, assim, facilitar a respiração.
Fonte: Rogério Pepe Ragucci Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!