Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

domingo, 15 de maio de 2011

SOM E POLUIÇÃO SONORA


O QUE É BARULHO?
Barulho é, por definição, um som indesejável. Mas os sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras. Também chamamos de barulho sons muito altos e irritantes.

O QUE É POLUIÇÃO SONORA?
     Nos grandes centros urbanos, há um elevado nível de ruídos ou barulhos: grande quantidade de pessoas, automóveis,  fábricas, lojas e até aviões que cruzam o céu. A essa istura sonora, que acaba prejudicando a nossa tranquilidade, dá-se o nome de poluição sonora.
     Alguns distúrbios significativos na saúde humana podem ser resultado da convivência com todo esse barulho, como problemas de insônia, dores de cabeça, alergias e dificuldades de concentração.
      Mas, para entender o que são barulho e poluição sonora, é preciso primeiro entrar em contato com o silêncio e os sons. Siga as sugestões de atividades:

EXPLORE OS SONS

     Podemos identificar muitos objetos apenas ouvindo o som que eles produzem. Abaixo sugerimos três atividades que ajudam a desenvolver a audição das crianças:
  1. Procure em sua escola um local tranquilo e silencioso. "Produza" um silêncio absoluto e converse com as crianças sobre o silêncio em um tom de voz bem baixo.
  2. Explore com os alunos sons variados, como dos animais, da natureza e dos meios de transporte. Procure esses sons em CDs ou objetos que os reproduzam, como: trote de cavalo ( metade de um coco batendo na mesa), chuva ( água caindo de uma jarra em uma bacia). Reproduza os sons sem que as crianças vejam e peça que os identifiquem.
  3. Depois, brinque com a idéia do barulho. Distribua objetos 1que produzam sons, como apitos, matracas e instrumentos musicais. Peça para todos produzirem sons ao mesmo tempo. Por quanto tempo eles aguentam essa barulheira toda? Viram como incomoda?
A ORELHA
     Os órgãos responsáveis pela audição são a orelha e o ouvido (que fica dentro da orelha). A maior parte da orelha fica no osso temporal da caixa craniana. Além da função auditiva, o ouvido é responsável pelo equilíbrio. A orelha é dividida em três partes:
  1. Orelha externa: capta e canaliza os sons.
  2. Orelha média: encontramos a membrana timpânica e os três menores ossos do corpo - martelo, bigorna e estribo.
  3. Orelha interna: formada pela cóclea e os canais semi circulares.
COMO LIMPAR A ORELHA?
     O uso de bastões com algodão (cotonetes) não é recomendado, pois eles empurram a cera, que é um elemento importante para reter impurezas que penetram junto com o ar. Objetos pontiagudos, devem ser completamente evitados, porque perfuram o tímpano, diminuindo muito a capacidade auditiva. O idela é passar uma toalha úmida na parte mais externa da orelha. Converse com os alunos sobre esses hábitos de limpeza.

Fonte: Rogério Pepe Ragucci Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!