As duas atividades a seguir trabalham:
- a importância de ouvir como condição primordial para o aprendizado;
- perceber que som é movimento.
ATIVIDADE 1: SOM E SILÊNCIO
MATERIAL: nenhum específico
LOCAL: sala de aula
CONCEITOS TRABALHADOS: atenção, discriminação auditiva, som e silêncio.
As crianças andarão livremente pela sala. Num determinado momento, o professor emite algum som (canta ou faz barulhos com objetos) e ao parar as crianças devem frear imediatamente.
Adaptação: o professor pode unir os estímulos sonoro e visual. Assim, ele sinaliza para os alunos com duas placas, uma verde que representa o movimento e outra vermelha que representa o silêncio e o freio.
ATIVIDADE 2: RITMO E PULSAÇÃO
A professora deve falar as frases abaixo, baseadas no texto rítmico de Carme M. Mettig Rocha, de forma pausada, ritmada e regular (como se fosse uma música). As crianças irão cantar junto com a professora e bater o objeto no chão, no ritmo da fal, quando forem pronunciados os números. Os alunos devem proceder conforme as orientações de cada estrofe. Confira.
Estrofe 1: Bato forte: 1 2 3 (bater o objeto no chão fortemente)
Estrofe 2: Bato fraco: 1 2 3 (bater o objeto no chão suavemente)
Estrofe 3: E agora, vou crescendo... (iniciar batendo levemente e acelerar)
Estrofe 4:...vou crescendo, vou crescendo até parar! (frear as batidas)
JUSTIFICATIVA: A audição pode ser treinada. Prestar atenção ouvindo beneficia o aluno e aumenta a sua capacidade de produção, seja ela musical ou não. Por exmplo, prestar atenção "com o ouvido" é fundamental no processo de alfabetização. Quando a criança entende e respeita o momento do silêncio e da produção sonora, tem seu corpo pronto e preparado para aprender.
OBSERVAÇÕES: As atividades propostas devem ser realizadas seguindo o ritmo de cada turma de alunos, podendo durar duas ou mais aulas. Vale lembrar que o tempo de atenção de crianças de três e quatro anos é pequeno, e para que participem com interesse devem ser constantemente motivadas; sendo assim o tempo de duração de cada atividade não deve ser muito extenso.
DICA: Antes de iniciar as atividades é importante que o professor as explique e faça uma demonstração. Esse registro sonoro, feito com antecedência pelos alunos, é fundamental para o entendimento do trabalho.
Fonte: Ana Maria Rodrigues Premero Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!