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sábado, 14 de maio de 2011

EXPLORANDO O UNIVERSO SONORO


ATIVIDADE 1: AO SOM DO TAMBOR ENCANTADO

DURAÇÃO: 30 minutos

LOCAL: sala sem cadeiras

FAIXA ETÁRIA: 3 a 4 anos

CONCEITOS TRABALHADOS: Acuidade auditiva, atenção, prontidão.

     Antes de iniciar essa atividade, veja o roteiro completo que a complementa. Ele inclui o aquecimento e o relaxamento. Agora vamos à atividade: os alunos deverão circular pela sala, daí a necessidade de ser um espaço sem cadeiras. Inicialmente, peça para eles variarem a forma de andar (com a ponta dos pés, com o calcanhar, etc), imaginando serem bonecos especiais, que só se movimentam ao som do "tambor encantado", instrumento tocado pelo professor. O professor vai variando a maneira de tocá-lo, ora rápido, ora lento, sons sincopados, como marcha, valsa, samba. A regra é que, quando o som parar, todos deverão virar estátuas e ao mesmo tempo ouvir o comando do professor, que pode ser: "agora eu vou contar de forma decrescente de 8 até 1 e todos deverão sentar em roda, ou em fila, ou no canto da sala, formar duplas, etc."

DESAFIOS PARA CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS: Com os maiores, este comandos podem ficar cada vez mais incrementados e pode-se ainda diminuir o tempo para a realização da tarefa.

O TAMBOR ENCANTADO PODE SER SUBSTITUÍDO POR PALMAS, OUTRO INSTRUMENTO MUSICAL OU POR UM OBJETO QUE PRODUZA UM SOM CLARO E PRECISO.

ALÉM DA ATIVIDADE

AQUECIMENTO ANTES DE INICIAR: Peça para os alunos deitarem no chão, de barriga para cima, com os braços ao longo do corpo, palma das mãos para baixo, de olhos fechados. Observe se eles deixam a boca entreaberta, sem pressionar os lábios.
Dica: As crianças são facilmente levadas para essa atividade quando o professor utiliza o jogo do faz de conta. Por exemplo: "Vamos fazer de conta que estamos deitados numa grama bem fofinha, numa manhã clara de verão, e os sol, devagarzinho, vai aquecendo o nosso corpo trazendo uma sensação gostosa. De repente, começamos a ouvir os sons do nosso corpo e os que estão a nossa volta..."

O SILÊNCIO: Para perceber os sons, primeiramente é preciso sentir e por quê não dizer "ouvir o silêncio". Percebam que quanto maior é o silêncio, mais sons conseguimos ouvir. Ouvimos a nossa respiração, os sons do nosso corpo e até aquele som que está fora da sala ou da escola.
  • Pode-se aqui explorar a região onde a escola está localizada. Se for na cidade, vamos perceber sons urbanos. Se for em uma região rural, vamos perceber os sons da natureza.
  • Como é o som da nossa respiração? Como o nosso coração está batendo agora, rápido ou devagar?
ACORDADNO AS MÃOS: Peça para os alunos se levantarem, primeiramente virando o corpo para o lado, depois levantando aos poucos e se espreguiçando. Então sugira que, sentados, acordem as mãos. Converse com eles: Vocês sabiam que as mãos falam? Como elas falam? Vamos mexer nossos dedinhos? Aplaudir? Esfregar uma mão na outra? Estalar os dedos? Bater as mãos no chão?

ACORDANDO OS PÉS: Eles também produzem sons? Que sons eles produzem? Sapatear, esfregar os pés no chão, bater os pés calçados no chão.

RELAXAMENTO PARA O FINAL: Todos de mãos dadas fazem um movimento para dentro da roda soltando o ar bem devagar. Em seguida, abrem a roda enchendo o pulmãozinho de ar. Repitam esse movimento algumas vezes.


Fonte: Sheila de Souza Ferreira Assumpção  Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

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