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domingo, 15 de maio de 2011

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL



Objetivo: Trabalhar a importância da preservação dos monumentos históricos.
Habilidades trabalhadas: Observação e comparação.
Método: Oralidade sobre o tema e apresentação visual, Festival dos 3 minutos e Dramatização.

ATIVIDADE EM 4 PASSOS
PASSO 1: Numa roda de conversa, peça às crianças para falarem sobre igrejas, estátuas e monumentos que conheçam.

PASSO 2: Mostre para elas imagens de monumentos, alguns conservados e outros pichados, sujos e depredados (use transparências, jornais, revistas ou fotos). Peça-lhes para observar, relatar e comparar o que viram. Questione-os para aguçar a observação e comparação.

PASSO 3: FESTIVAL DOS 3 MINUTOS
Material: Papel sulfite, lápis de cor e giz de cera.
Desenvolvimento: forme grupos de 4 alunos. Cada aluno deve receber uma folha sulfite com um patrimônio impresso (igreja, estátua, museu, etc) para pintar. Sentados em círculo, os quatro alunos terão três minutos para pintar. Após esse tempo, cada um terá de passar o desenho para o colega da direita sucessivamente, até todos receberem o seu de volta. Promova então um debate sobre o prosuto final e pergunte se gostaram de ver como ficou o seu trabalho. Caso não tenham gostado, faça uma sensibilização sobre pichações e depredações.

PASSO 4: DRAMATIZAÇÃO
Material: Caixa de papelão, papel crepom, giz de cera ou tinta.
Desenvolvimento: Forme grupos de 4 alunos. Um será uma estátua, vestido com uma caixa de papelão (a cabeça, os braços e as pernas de fora). Os restantes representarão um vândalo (aquele que depreda) e um defensor do patrimônio. Oriente a dinâmica e, ao final, ofereça uma insígnia ao defensor do patrimônio histórico-cultural, dando-lhe os parabéns.

O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL?
Patrimônio etimologicamente significa "herança paterna", isto é, a riqueza que herdamos como cidadãos e que é transmitida de geração a geração. A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio cultural brasileiro". Esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade da sociedade brasileira. São eles:
  • Formas de expressão;
  • Modos de criar, fazer, viver;
  • Criações científicas, artísticas e tecnológica;
  • Obras,  objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
  • Conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Os bens materiais incluem bens móveis (obras de arte ou artesanto); os bens imaterais compreendem a literatura e a música, a linguagem e os costumes; os locais de valor histórico, a arqueologia, as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.
  • A preservação do patrimônio cultural leva à conservação da memória de um povo, à identidade da nação.
Fonte: Maria de Jesus P. A. Minga Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

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