Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

domingo, 15 de maio de 2011

APRENDER E BRINCAR COM A MÚSICA

USANDO SAPATOS

Materiais: sapatos de diferentes solados.
Local: sala de música ou de aula.
Conceitos trabalhados: Criatividade e discriminação auditiva.
Faixa Etária: a partir de 3 anos.

Desenvolvimento:
  • Peça às crianças que tragam de casa sapatos de solados diferentes. Faça um aviso para os pais explicando o motivo. Ou ainda, providencie-os entre os funcionários da escola. Alguns exemplos: modelos masculinos, femininos, com e sem salto, tênis, sandálias, chinelos, etc.
  • Leve as crianças a perceberem quais sapatos têm sons parecidos e quais têm sons diferentes: mais grave, mais agudo, os que são mais silenciosos ou os que são mais barulhentos para andar.
  • Você pode demonstrar isso aos alunos batendo os sapatos no chão ou calçando-os e andando com eles pela sala.
  • Em seguida, crie com esses diferentes sons uma "composição musical" que pode servir de acompanhamento (como uma batucada) para uma canção já conhecida e cantada pelo grupo.
  • Ou então, com a orientação da professora, eles podem compor uma nova música com um acompanhamento também criado pelos alunos.
Dica: Procure não usar sapatos novos nesta aula. E fique de olho para não perder nenhum par.


INTERPRETAÇÃO POR DESENHOS

Desenvolvimento:
  • Peça para as crianças espalharem-se pelo chão, deixando-as muito à vontade.
  • Distribua para cada aluno lápis e giz de cera coloridos, preferencialmente suave.
  • Peça aos alunos para desenharem o que vier à cabeça, desde que seja sugerido pela música. Os registros funcionarão como uma interpretação daquela letra ou melodia. Eles podem inclusive fazer rabiscos, caso seja a compreensão que tiveram da canção.
  • Ao final, observe todos os desenhos e comente com os alunos.
  • Pergunte se gostaram da canção.
  • Em seguida, escolha uma música completamente diferente da primeira e peça para que, novamente, desenhem livremente. Observe a diferença entre o primeiro desenhos e o segundo.
  • Sugestão: Para o fundo musical você pode escolher música clássica ou ainda de relaxamento e meditação. Esse repertório consegue, ainda, acalmar as crianças.
  • Fonte: Gisele Cruz Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!