USANDO SAPATOS
Materiais: sapatos de diferentes solados.
Local: sala de música ou de aula.
Conceitos trabalhados: Criatividade e discriminação auditiva.
Faixa Etária: a partir de 3 anos.
Desenvolvimento:
- Peça às crianças que tragam de casa sapatos de solados diferentes. Faça um aviso para os pais explicando o motivo. Ou ainda, providencie-os entre os funcionários da escola. Alguns exemplos: modelos masculinos, femininos, com e sem salto, tênis, sandálias, chinelos, etc.
- Leve as crianças a perceberem quais sapatos têm sons parecidos e quais têm sons diferentes: mais grave, mais agudo, os que são mais silenciosos ou os que são mais barulhentos para andar.
- Você pode demonstrar isso aos alunos batendo os sapatos no chão ou calçando-os e andando com eles pela sala.
- Em seguida, crie com esses diferentes sons uma "composição musical" que pode servir de acompanhamento (como uma batucada) para uma canção já conhecida e cantada pelo grupo.
- Ou então, com a orientação da professora, eles podem compor uma nova música com um acompanhamento também criado pelos alunos.
Dica: Procure não usar sapatos novos nesta aula. E fique de olho para não perder nenhum par.
INTERPRETAÇÃO POR DESENHOS
Desenvolvimento:
- Peça para as crianças espalharem-se pelo chão, deixando-as muito à vontade.
- Distribua para cada aluno lápis e giz de cera coloridos, preferencialmente suave.
- Peça aos alunos para desenharem o que vier à cabeça, desde que seja sugerido pela música. Os registros funcionarão como uma interpretação daquela letra ou melodia. Eles podem inclusive fazer rabiscos, caso seja a compreensão que tiveram da canção.
- Ao final, observe todos os desenhos e comente com os alunos.
- Pergunte se gostaram da canção.
- Em seguida, escolha uma música completamente diferente da primeira e peça para que, novamente, desenhem livremente. Observe a diferença entre o primeiro desenhos e o segundo.
- Sugestão: Para o fundo musical você pode escolher música clássica ou ainda de relaxamento e meditação. Esse repertório consegue, ainda, acalmar as crianças.
- Fonte: Gisele Cruz Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!