CANTANDO E BATENDO PALMAS
CONCEITOS TRABALHADOS: o canto, a coordenação motora e o senso rítmico.
FAIXA ETÁRIA: 6 anos
LOCAL: pátio, ginásio de esportes ou sala de música.
DESENVOLVIMENTO: O professor canta a música "Marcha Soldado" com as crianças até elas memorizarem a letra. Em seguida, o professor deve continuar cantando a música, mas batendo palmas somente nos acentos tônicos das palavras (sílabas destacadas abaixo):
MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL
SE NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO PRO QUARTEL
O professor deve repetir as palmas até que as crianças percebam o que ele está fazendo. Então, os alunos também devem cantar e bater palmas nos momentos indicados pelo professor. Uma vez que as crianças já dominaram essa etapa, o professor deve substituir as batidas de palmas por outros movimentos. Veja a seguir:
CANTANDO E JOGANDO BOLA
MATERIAL: bola(s) de plástico que pule bem, mas seja leve.
DESENVOLVIMENTO: Cada criança receb sua própria bola para realizar a marcação. O grupo começa a cantar a música ao mesmo tempo, porém cada criança lança sua bola nas sílabas destacadas da música Marcha Soldado (pode ser contra o chão, contra a parede, etc)
Variações: A mesma atividade pode ser realizada com uma única bola. O grupo deve formar uma roda e o professor joga a bola no meio dela. Então, o professor joga a bola para uma criança na sílaba acentuada. O aluno que recebeu a bola devolve-a para o professor no acento seguinte e assim por diante até que todos os participantes tenham recebido e repassado a bola.
Dica: Outras variações podem ser criadas usando, em vez de bolas, outros movimentos e objetos. O importante é o professor ficar sempre atento aos acentos da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!