Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ARTES PLÁSTICAS E EDUCAÇÃO MUSICAL

     Observe alguns dos procedimentos sugeridos para as atividades de desenho, pintura, modelagem e colagem.
  • Evitar a cópia de modelos para obter uma real atividade expressiva, rica em imaginação e recursos técnicos descobertos pela própria criança;
  • Promover atividades em pares ou pequenos grupos. Diversificar as atividades, respeitando os interesses de cada criança;
  • Oferecer atividades diárias, com duração de quinze a trinta minutos, conorme o interesse da criança e o clima psicológico da classe;
  • Guardar uma amostra dos trabalhos para posterior exame junto com a criança, pois é importante observar a evolução dos mesmos;
  • Permitir a troca de idéias entre os alunos durante as atividades.
     As Artes Plásticas, oferecendo atividades que enriquecem o proceso de comunicação e expressão levam a criança a desenvolver o pensamento, a imaginação, a criatividade e a expressão gráfica.
     Assim, ao planejar suas atividades é necessário que o professor conheça algumas características do desenho infantil em determinada idade, pois, conhecendo melhor a criança, poderá orientá-la com maior segurança:

2 a 3 anos  - garatuja (pré-intencional, formal)
4 a 5 anos - Estágio da linha ou girino
5 a 7 anos - Esquematismo
7 a 8 anos - Realismo lógico
8 a 10 anos - Realismo visual
11 a 14 anos - Regressão na adolescência


     Lembre-se que:
  • as fases de evolução do desenho da criança, durante seu desenvolvimento, sucedem-se em ordem constante e rápida;
  • a evolução do desenho ou grafismo está relacionada com o desenvolvimento global da criança;
  • a capacidade de coordenar certos movimentos depende das condições próprias de cada um;
  • o conhecimento da evolução do desenho auxilia o professor na proposição de atividades coerentes com o estágio de desenvolvimento de seus alunos;
  • pwla sucessão das fases de evolução, o professor pode detectar o nível de realização dos alunos, considerando as diferenças individuais existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!