Observe alguns dos procedimentos sugeridos para as atividades de desenho, pintura, modelagem e colagem.
- Evitar a cópia de modelos para obter uma real atividade expressiva, rica em imaginação e recursos técnicos descobertos pela própria criança;
- Promover atividades em pares ou pequenos grupos. Diversificar as atividades, respeitando os interesses de cada criança;
- Oferecer atividades diárias, com duração de quinze a trinta minutos, conorme o interesse da criança e o clima psicológico da classe;
- Guardar uma amostra dos trabalhos para posterior exame junto com a criança, pois é importante observar a evolução dos mesmos;
- Permitir a troca de idéias entre os alunos durante as atividades.
As Artes Plásticas, oferecendo atividades que enriquecem o proceso de comunicação e expressão levam a criança a desenvolver o pensamento, a imaginação, a criatividade e a expressão gráfica.
Assim, ao planejar suas atividades é necessário que o professor conheça algumas características do desenho infantil em determinada idade, pois, conhecendo melhor a criança, poderá orientá-la com maior segurança:
2 a 3 anos - garatuja (pré-intencional, formal)
4 a 5 anos - Estágio da linha ou girino
5 a 7 anos - Esquematismo
7 a 8 anos - Realismo lógico
8 a 10 anos - Realismo visual
11 a 14 anos - Regressão na adolescência
Lembre-se que:
- as fases de evolução do desenho da criança, durante seu desenvolvimento, sucedem-se em ordem constante e rápida;
- a evolução do desenho ou grafismo está relacionada com o desenvolvimento global da criança;
- a capacidade de coordenar certos movimentos depende das condições próprias de cada um;
- o conhecimento da evolução do desenho auxilia o professor na proposição de atividades coerentes com o estágio de desenvolvimento de seus alunos;
- pwla sucessão das fases de evolução, o professor pode detectar o nível de realização dos alunos, considerando as diferenças individuais existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!