Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A DIVERSIDADE DA FLORA

  
  

Flora é o conjunto de plantas que integram a vegetação de uma região. No Brasil, há quatro principais: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Caatinga e Cerrado. Vegetações litorânea e ribeirinha, as regiões dos pinhais e dos cocais e as culturas de plantas alimentícias são flora secundárias.

1. OBSERVAÇÃO DAS FOLHAS

Proponha aos alunos que colham cinco folhas diferentes;
Ensine-os a colocar uma sulfite sobre a folha e passar o giz de cera sobre ela.
Estimule-os a comparar os desenhos, formatos e tamanhos.
Objetivo: observação e apreciação da diversidade da flora.
Importante: as folhas devem ser retiradas com cuidado, cortando-as bem rente ao ramo, com uma tesoura de jardinagem. Explique que não se deve arrancar as plantas quando não há a intenção de estudá-las.


2. DESCOBERTA DA CLOROFILA

Deixe algumas folhas em um pote fechado e cubra-as com álcool. Coloque-o em um local na classe que todos possam acompanhar a transformação. Ao final de uma semana, o líquido deve estar verde. Explique a função e importância da clorofila, substância que coloriu o álcool.
Objetivo: concretizar o aprendizado da clorofila.


3. FAÇA UMA HORTA

Desenvolvimento: Selecione o que os alunos gostariam de plantar (alface, cheiro verde, rosa e feijão crescem rápido). Escolha dois alunos por dia para fazer a manutenção e acompanhe as modificações semanalmente com eles.
Objetivo: despertar o gosto e o respeito pela natureza.


4. EXPERIÊNCIA COM SEMENTES

Separe dois tipos de sementes como feijão e alpiste. Prepare vasos com diferentes solos, como por exemplo, com areia, com argila, calcário, humos e algodão. Com os alunos, plante a mesma semente nesses diferentes solos. Faça o mesmo com outra semente. Durante uma semana, regue os vasos com os alunos. Após sete dias, observe com as crianças em qual solo ocorreu a germinação perfeita.


5.  A ÁRVORE DA CLASSE

Pesquise quais árvores podem ser plantadas na escola com boas possibilidades de crescimento e escolha três opções. Mostre aos alunos um material completo sobre as três árvores selecionadas com fotos, modo de plantar, como mantê-la bonita e seu significado. Deixe que os alunos escolham uma árvore e marque um dia para a plantação. Na ocasião, monte um ritual para marcar a importância da atividade.


6. PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA HORTA

Temas para abordar em algumas matérias
Matemática: cálculo de preços, contagem e classificação de sementes.
Geografia: região e origem das plantas, solos, clima, etc.
História: o resgate histórico os alimentos, curiosidades, etc.


TEXTO PARA ABORDAR COM OS ALUNOS
Desmatamento

Com a destruição da floresta, os bichos vão embora e ocorre a erosão do solo ou das rochas. Alguns desses lugares são reflorestados, técnica de plantio em ambientes desmatados. Um adas maneiras de fazer o reflorestamento é descobrir as espécies daquele local e replantá-las de forma a restituir parte da floresta original. Embora o reflorestamento com espécies nativas seja o ideal, ele também pode ser fieto com plantas não nativas, de crescimento rápido, como eucaliptos e pinheiros. O importante é lembrar que, sempre quando se derruba uma árvore, o meio ambiente é agredido.

Fonte: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil por Cacia Nune Riello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!