Flora é o conjunto de plantas que integram a vegetação de uma região. No Brasil, há quatro principais: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Caatinga e Cerrado. Vegetações litorânea e ribeirinha, as regiões dos pinhais e dos cocais e as culturas de plantas alimentícias são flora secundárias.
1. OBSERVAÇÃO DAS FOLHAS
Proponha aos alunos que colham cinco folhas diferentes;
Ensine-os a colocar uma sulfite sobre a folha e passar o giz de cera sobre ela.
Estimule-os a comparar os desenhos, formatos e tamanhos.
Objetivo: observação e apreciação da diversidade da flora.
Importante: as folhas devem ser retiradas com cuidado, cortando-as bem rente ao ramo, com uma tesoura de jardinagem. Explique que não se deve arrancar as plantas quando não há a intenção de estudá-las.
2. DESCOBERTA DA CLOROFILA
Deixe algumas folhas em um pote fechado e cubra-as com álcool. Coloque-o em um local na classe que todos possam acompanhar a transformação. Ao final de uma semana, o líquido deve estar verde. Explique a função e importância da clorofila, substância que coloriu o álcool.
Objetivo: concretizar o aprendizado da clorofila.
3. FAÇA UMA HORTA
Desenvolvimento: Selecione o que os alunos gostariam de plantar (alface, cheiro verde, rosa e feijão crescem rápido). Escolha dois alunos por dia para fazer a manutenção e acompanhe as modificações semanalmente com eles.
Objetivo: despertar o gosto e o respeito pela natureza.
4. EXPERIÊNCIA COM SEMENTES
Separe dois tipos de sementes como feijão e alpiste. Prepare vasos com diferentes solos, como por exemplo, com areia, com argila, calcário, humos e algodão. Com os alunos, plante a mesma semente nesses diferentes solos. Faça o mesmo com outra semente. Durante uma semana, regue os vasos com os alunos. Após sete dias, observe com as crianças em qual solo ocorreu a germinação perfeita.
5. A ÁRVORE DA CLASSE
Pesquise quais árvores podem ser plantadas na escola com boas possibilidades de crescimento e escolha três opções. Mostre aos alunos um material completo sobre as três árvores selecionadas com fotos, modo de plantar, como mantê-la bonita e seu significado. Deixe que os alunos escolham uma árvore e marque um dia para a plantação. Na ocasião, monte um ritual para marcar a importância da atividade.
6. PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA HORTA
Temas para abordar em algumas matérias
Matemática: cálculo de preços, contagem e classificação de sementes.
Geografia: região e origem das plantas, solos, clima, etc.
História: o resgate histórico os alimentos, curiosidades, etc.
TEXTO PARA ABORDAR COM OS ALUNOS
Desmatamento
Com a destruição da floresta, os bichos vão embora e ocorre a erosão do solo ou das rochas. Alguns desses lugares são reflorestados, técnica de plantio em ambientes desmatados. Um adas maneiras de fazer o reflorestamento é descobrir as espécies daquele local e replantá-las de forma a restituir parte da floresta original. Embora o reflorestamento com espécies nativas seja o ideal, ele também pode ser fieto com plantas não nativas, de crescimento rápido, como eucaliptos e pinheiros. O importante é lembrar que, sempre quando se derruba uma árvore, o meio ambiente é agredido.
Fonte: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil por Cacia Nune Riello
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!