ATIVIDADE 1. CADÊ O MEU CHOCALHO?
Materiais: potes de mesmo tamanho e formato (pode ser de filme ou de iogurte) e grãos: arroz, feijão, lentilha, milho, etc.; macarrão, pedrinhas.
Local: sala de aula ou de música;
Conceitos trabalhados: discriminação auditiva
As crianças vão confeccionar pares de chocalhos idênticos, preenchendo potinhos com os grãos. É fundamental que se escolha o mesmo grão e na mesma quantidade para os pares. Evite que o conteúdo interno seja visto, pintando ou encapando com papel. Depois de todos prontos, os potes serão embaralhados e cada criança, em sua vez, irá sacudí-los buscando seu par. Numa etapa seguinte, pode-se sugerir que duas crianças (depois três, quatro, cinco,...), procurem os pares ao mesmo tempo. Haverá mistura de sons e a atenção deverá ser maior.
DICA: Pode-se usar o mesmo material é fundamento para realizar uma segunda opção de atividade. O professor escolhe dois chocalhos e toca-os juntos. As crianças, de olhos fechados ou viradas de costas para o professor, irão levantar as mãos se considerarem que os dois chocalhos produzem o mesmo som. Caso entendam que eles têm timbres diferentes, não devem levantar as mãos. É mais uma forma de fazer um treinamento auditivo com as crianças.
ATIVIDADE 2. REPETIÇÕES COM SOM
Materiais: objetos que produzam som, como ochocalho da atividade anterior, castanholas de brinquedo, etc.
Local: sala de aula ou de música.
Conceiros trabalhados: Canto, prática instrumental e interiorização de música
O professor e as crianças cantam uma canção conhecida, com refrão bem marcado e repetitivo, com a música "Atirei o pau no gato". Os alunos devem agitar o instrumento no ritmo da música, apenas nas repetições. Em seguida, as crianças cantam a música omitindo as ílabas onde tocam. Depois, passam ao trabalho de interiorização, quando a música será cantada "dentro da cabeça", sem a voz, apenas com o movimento da boca, e agitam o instrumento nas partes de repetições.
DICA: Se preferir, use materiais como colheres de pau ou metal ou copos de plástico, que além de acessíveis, permitem a exploração de mais esses timbres.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
- As duas atividades podem ser feitas com as crianças dispostas em círculo para que todas se vejam;
- Antes de iniciar com os alunos, faça uma demonstração do que pretende realizar com eles para que o entendimento seja mais complete;
- No final, peça para os alunos comentarem a atividade, incentive-os a falar como se sentiram, do que gostaram e o que acharam difícil;
- Repita as atividades com uma certa regularidade. Assim, os conceitos trabalhados serão assimilados com mais facilidade.
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