Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

IDENTIFICANDO SONS E MELODIAS

ATIVIDADE 1. CADÊ O MEU CHOCALHO?

Materiais: potes de mesmo tamanho e formato (pode ser de filme ou de iogurte) e grãos: arroz, feijão, lentilha, milho, etc.; macarrão, pedrinhas.

Local: sala de aula ou de música;

Conceitos trabalhados: discriminação auditiva

As crianças vão confeccionar pares de chocalhos idênticos, preenchendo potinhos com os grãos. É fundamental que se escolha o mesmo grão e na mesma quantidade para os pares. Evite que o conteúdo interno seja visto, pintando ou encapando com papel. Depois de todos prontos, os potes serão embaralhados e cada criança, em sua vez, irá sacudí-los buscando seu par. Numa etapa seguinte, pode-se sugerir que duas crianças (depois três, quatro, cinco,...), procurem os pares ao mesmo tempo. Haverá mistura de sons e a atenção deverá ser maior.


DICA: Pode-se usar o mesmo material é fundamento para realizar uma segunda opção de atividade. O professor escolhe dois chocalhos e toca-os juntos. As crianças, de olhos fechados ou viradas de costas para o professor, irão levantar as mãos se considerarem que os dois chocalhos produzem o mesmo som. Caso entendam que eles têm timbres diferentes, não devem levantar as mãos. É mais uma forma de fazer um treinamento auditivo com as crianças.


ATIVIDADE 2. REPETIÇÕES COM SOM

Materiais: objetos que produzam som, como ochocalho da atividade anterior, castanholas de brinquedo, etc.

Local: sala de aula ou de música.

Conceiros trabalhados: Canto, prática instrumental e interiorização de música

O professor e as crianças cantam uma canção conhecida, com refrão bem marcado e repetitivo, com a música "Atirei o pau no gato". Os alunos devem agitar o instrumento no ritmo da música, apenas nas repetições. Em seguida, as crianças cantam a música omitindo as ílabas onde tocam. Depois, passam ao trabalho de interiorização, quando a música será cantada "dentro da cabeça", sem a voz, apenas com o movimento da boca, e agitam o instrumento nas partes de repetições.

DICA: Se preferir, use materiais como colheres de pau ou metal ou copos de plástico, que além de acessíveis, permitem a exploração de mais esses timbres.

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
  • As duas atividades podem ser feitas com as crianças dispostas em círculo para que todas se vejam;
  • Antes de iniciar com os alunos, faça uma demonstração do que pretende realizar com eles para que o entendimento seja mais complete;
  • No final, peça para os alunos comentarem a atividade, incentive-os a falar como se sentiram, do que gostaram e o que acharam difícil;
  • Repita as atividades com uma certa regularidade. Assim, os conceitos trabalhados serão assimilados com mais facilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!