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quarta-feira, 11 de maio de 2011

DE ONDE VEM O SOM?

                                               

ATIVIDADE 1: DIREÇÃO DO SOM E APRESENTAÇÃO DE DIFERENTES OBJETOS SONOROS

Local: espaço grande sem cadeiras

Faixa Etária: 5 a 6 anos

     O professor apresenta aos alunos uma bandeja com vários objetos sonoros como um bichinho de borracha que faz barulho ao apertá-lo, sinos, apitos, tambor feito de pote se sorvete percutido por uma colher, chocalhos feitos de lata de refrigerante, etc. Primeiramente o profesor deve dar um tempo para as crianças se familiarizarem com todos os sons desses instrumentos. Em seguida, o professor escolhe um objeto e caminha pela sala percutindo-o. De olhos fechados, os alunos deverão acompanhar o objeto apontando em sua direção.

Com crianças de 3 a 4 anos: Se for muito complicado para elas manterem os olhos fechados, pode-se escolher um grupo voluntário que de olhos fechados fará a atividade para que as outras crianças o observem.

Desdobramentos:
  • Com as crianças maiores o professor incluirá mais um objeto e escolherá dois voluntários que caminharão em sentidos diferentes pela sala percutindo os objetos. Os alunos que estão de olhos fechados acompanharão com uma mão (direita) um som e com a outra (esquerda) outro som.
  • Pode-se ainda dividir a sala em dois grupos e determinar que um deles caminhe em direção ao tambor, por exemplo, e o outro grupo siga o som do chocalho.
  • Caça ao Tesouro: O tesouro escondido deverá ser descoberto por um aluno. De olhos vendados, ele seguirá o comando do maestro, que o conduzirá até o tesouro. Os comandos do Maestro:
  • Bater palmas = ir para frente
  • Esfregar as mãos= ir para trás
  • Estalar os dedos= ir para a direita
  • Bater pés no chão=ir para a esquerda. Pode-se substituir os sons corporais por instrumentos musicais.
ATIVIDADE 2: QUAL FOI A ORDEM DOS SONS?

Faixa Etária: 5 a 6 anos

Desenvolvimento: Nesta atividade, o professor deve emitir dois sons diferentes, com ou sem instrumentos. Em seguida, ele deve fazer uma pergunta como: em qual das vezes vocês escutaram o som de esfregar as mãos. Na primeira ou na segunda vez? Combine com as crianças o tipo de resposta a ser dada. Se a resposta for:
  • Na primeira vez elas devem mostrar o cartão vermelho;
  • Na segunda vez mostram o cartão verde.
Desdobramento: "ORDENAR OS SONS"
     O professor explicará para as crianças que neste jogo elas ouvirão três sons de cada vez, tocados um após o outro pelo professor, fora do alcance visual. Os sons poder]ap ser produzidos com a boca, com as mãos ou com os pés ou ainda com objetos sonoros. Em seguida elas deverão:
  1. Repetir os sons ouvidos, na mesma ordem em que foram produzidos.
  2. Dizer oralmente qual o som que foi produzido em primeiro, no meio ou ao final.
Dica: Com os menores pode-se fazer a atividade com apenas dois sons. Já com os maiores, pode-se ir, gradualmente, acrescentando mais sons.

Fonte: Sheila de Souza Ferreira Assunção. Revista: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

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