Neste projeto, o objetivo principal é trabalhar o tônus muscular. Isso pode ser feito propondo que a criança participe da "construção" de um brinquedo, atividade que se transformará num jogo psicomotor como você verá abaixo.
Material: Giz de cera, folha de jornal (meia folha para cada criança) e fita adesiva.
Condutas trabalhadas: tônus muscular, motricidade fina, organização espacial no papel, coordenação motora global e equilibrio (na hora do jogo).
Desenvolvimento:
Fase I
- Cada criança recebe uma "meia folha" de jornal e vai pintá-la com giz de cera de várias cores até que o papel fique bem colorido.
- Uma folha de jornal dupla é distribuída para cada criança, que deve amassá-la até formar uma bola de papel.
- A bola de papel deve ser colocada no meio da folha pintada. Esta última envolve a bola, fechando o jornal, até formar uma peteca.
- Por último, a criança ou a professora irá fechar esta peteca com fita adesiva.
Fase II
Com a peteca pronta podemos criar um jogo recreativo com movimentações motoras: primeiro cada criança lança a peteca para cima e a pega sem cair no chão. O brinquedo deve ser lançado com a mão direita, depois com a esquerda. Num segundo momento, os alunos foram duplas, e jogam um para o outro. A professora pode auxiliar inventando novas movimentações e deixando que a própria criança invente as suas.
Olhar psicomotor... A tonicidade da criança pode ser observada enquanto ela trabalha com o giz de cera, amassa o papel jornal e joga a peteca. Já a motricidade fina e a noção espacial são exigidas quando o aluno utiliza a folha de papel para a confecção do desenho.
Dica
Professora, transforme esta construção em uma aula movimentada e observe as condutas psicomotoras que achar importante, entre elas: a coordenação motora global, o equilíbrio, a sociabilização e a agilidade.
Fonte: Guia prático para professoras de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!