Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 11 de maio de 2011

BRINCANDO COM PETECAS DE JORNAL

   

  Neste projeto, o objetivo principal é trabalhar o tônus muscular. Isso pode ser feito propondo que a criança participe da "construção" de um brinquedo, atividade que se transformará num jogo psicomotor como você verá abaixo.

Material: Giz de cera, folha de jornal (meia folha para cada criança) e fita adesiva.

Condutas trabalhadas: tônus muscular, motricidade fina, organização espacial no papel, coordenação motora global e equilibrio (na hora do jogo).

Desenvolvimento:
Fase I
  1. Cada criança recebe uma "meia folha" de jornal e vai pintá-la com giz de cera de várias cores até que o papel fique bem colorido.
  2. Uma folha de jornal dupla é distribuída para cada criança, que deve amassá-la até formar uma bola de papel.
  3. A bola de papel deve ser colocada no meio da folha pintada. Esta última envolve a bola, fechando o jornal, até formar uma peteca.
  4. Por último, a criança ou a professora irá fechar esta peteca com fita adesiva.
Fase II
     Com a peteca pronta podemos criar um jogo recreativo com movimentações motoras: primeiro cada criança lança a peteca para cima e a pega sem cair no chão. O brinquedo deve ser lançado com a mão direita, depois com a esquerda. Num segundo momento, os alunos foram duplas, e jogam um para o outro. A professora pode auxiliar inventando novas movimentações e deixando que a própria criança invente as suas.

Olhar psicomotor... A tonicidade da criança pode ser observada enquanto ela trabalha com o giz de cera, amassa o papel jornal e joga a peteca. Já a motricidade fina e a noção espacial são exigidas quando o aluno utiliza a folha de papel para a confecção do desenho.

Dica
     Professora, transforme esta construção em uma aula movimentada e observe as condutas psicomotoras que achar importante, entre elas: a coordenação motora global, o equilíbrio, a sociabilização e a agilidade.

                                                   

                                                  

Fonte: Guia prático para professoras de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!