Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AULAS DO MATERNAL AO PRÉ

CONHECENDO OS RITMOS

OBJETIVOS: Trabalhar as noções rítmicas, a percepção auditiva e a sociabilização.

Faixa Etária:  3 a 5 anos.

Desenvolvimento:
Passo 1. Prepare alguns CDs com ritmos diferentes, entre les, axé, rock, samba, clássico, anos 60, etc. Comunique aos launos que vocês promoverão um grande concurso de dança, primeiramente com os meninos e depois só com as meninas. Prefira um espaço bem grande. Separe os dois grupos e escolha (pode ser no dado) um para começar. Solte o primeiro ritmo e deixe as crianças do primeiro grupo dançarem por alguns instantes. Então, troque o ritmo da música. A outra turma deve ficar sentada observando se dançam bem e quem dança melhor naquele grupo. Assim que terminarem todos os ritmos que você selecionou para essa aula, é a vez dos outros alunos se apresentarem e aqueles que já dançaram devem apenas observar. Eles podem dar notas e eleger um menino e uma menina vencedores.

Passo 2. Coloque-os agora sentados e pergunte de qual ritmo mais gostaram e por quê. Em seguida, pergunte se eles sabem  dizer os instrumentos usados em cada um dos ritmos.

Observação: Se houver alguma criança que não queria brincar, não a force, ela pode apenas observar e participar da pontuação dos dançarinos. Conforme os coleguinhas forem se soltando, pergunte a ela se não quer mesmo participar do oncurso. O intuito é que ela participe da aula e das discussões.

Por Fábio Adriano Iuras Revista Guia Prático  para professoras de Educação Infantil.


MÚSICA PARA OS MENORES

Objetivos: Sociabilização.

Faixa Etária: Berçário e Maternal

Desenvolvimento: Os pequenos também podem participar das aulas de música. Separe algumas canções para cantar com eles. Meu pintinho amarelinho, o sapa não lava o pé, entre outras. O interessante é levar um bichinho específico para cada música, ou seja, o bichinho que é abordado e sobre o qual eles estão ouvindo. Primeiramente, cante uma ou duas vezes para que os pequenos ouçam e entendam o que fala a canção. Depois, mostre o bichinho e vá passando-o pelas mãos de todos os alunos, enquanto continua a cantar. Faça também os gestos que fazem esses animaizinhos e gesticule conforme manda a letra da música. Termine a aula colocando uma música suave para eles escutarem e coloque-os deitados com uma bolinha macia nas mão. Ou então, com o próprio bichinho usado na aula, faça carinho nas crianças.

Por Fábio Adriano Iuras Revista Guia Prático para professoras de Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!