Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

PERCEPÇÃO AUDITIVA




Justificativa: Perceber os sons que nos rodeiam é essencial para a percepção do mundo tão visual em que estamos vivendo. Somos capazes de, ao escuta o barulho de um avião, chamar a atenção das crianças dizendo: "Olha o avião", ao contrário de "Escute o avião!". Trabalhar a percepção auditiva como um jogo irá resultar na otimização da escuta, tão essencial no processo educacional.



ATIVIDADE 1: CONTE O QUE OUVIU

Estimule as crianças a direcionarem a atenção auditiva para toda produção sonora que ocorre à sua volta. Elas precisam estar em silêncio para perceber auditivamente os sons da rua, dos automóveis, das buzinas, ou ainda, todo som produzido na escola, fora da sala de aula. Ao sinal do professor, cada criança, verbalizará o que ouviu.



ATIVIDADE 2: RECONHECIMENTO SONORO

Uma criança será escolhida para ter os olhos vendados. Ela deverá identificar verbalmente os sons que ouvir. O professor inicia produzindo sons diferentes: estalando os dedos, espirrando, tossindo, arrastando cadeira, batendo os pés, etc. O aluno com os olhos vendados deve identificar esses sons. Depois, cada um dos alunos deverá passar pela mesma situação.
Variação: Eleja uma palavra, frase ou canção que será reproduzida individualmente por cada criança. Em seguida, o aluno com os olhos vendados ouvirá um dos colegas reproduzindo-a e identificará quem é pelo nome.



ATIVIDADE 3: VOZ E EXPRESSÃO

Peça para os alunos relacionarem a voz com variadas formas de expressão (facial e corporal), falando uma frase como: "Oi!Tudo bem?". Peça para eles imaginarem como ficaria essa frase se quem a pronunciou estivesse apavorado, com sono, triste, feliz, etc. O resultado será uma grande e curiosa produção sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!