JOGO DO ESTACIONAMENTO
Conceitos trabalhados: Pulsação, deslocamento espacial e atenção.
Local: Sala com espaço livre ou pátio.
Material: Aparelho de som.
Tempo médio: 10 minutos
Desenvolvimento: Sorteiam-se algumas crianças (aproximadamente 1/4 do grupo) para serem os motoristas. O restante forma em volta deles o muro do estacionamento ( a roda fechada de mãos dadas). Uma criança se encarrega do aparelho de som, parando e retomando a gravação. Ao iniciar-se a música, o estacionamento se abre (roda com mãos soltas), e os motoristas se deslocam passando pelo meio da roda, em volta dela e fazendo zigue zague, sempre andando de acordo com a pulsação. Quando a música pára, o estacionamento se fecha, "prendendo" os que estiverem do lado de dentro. Não é permitido "furar" (passando por baixo do muro) ou correr para sair. As crianças presas ficam uma vez sem jogar.
Por Ana Vieira. Revista Guia prático para professoras de Educação Infantil
BURACO DO SILÊNCIO
Conceitos trabalhados: Pulsação, repertório, atenção.
Local: Sala fechada.
Material necessário: Um bambolê ou objeto similar.
Tempo médio: 10 minutos.
Desenvolvimento: Sorteia-se um assistente. este deverá escolher, dentre as músicas do repertótio, qual será cantada pelo grupo. O grupo forma uma roda (todos sentados) com um bambolê no meio, marcando o "buraco do silêncio". Todos cantam, marcando levemente a pulsação nos joelhos. O assistente anda em volta do bambolê. Quando ele entrar no "buraco", o grupo deve parar de cantar. Quando sair do buraco, o grupo deve continuar cantando.
Por Ana Vieira. Revista Guia prático para professoras de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!