A seguir, são descritas sugestões que serão naturalmente exploradas e desenvolvidas de acordo com as situações propostas pelo grupo.
- Apalpar seu corpo, analisando: composição, contorno e formas.
- Reconhecer e nomear corretamente as partes do corpo e segmentos.
- Nomear as diferentes partes do próprio corpo e do corpo do colega.
- Imitar a sequência de toques dadas pela professora: cabeça, pé, etc.
- Descobrir a utilidade de cada parte do corpo.
- Mover apenas os segmentos dados pela professora: dedos, olhos, etc.
- Identificar separadamente as partes da cabeça: ouvidos, etc.
- Reconhecer as posições: em pé, sentado, de cócoras e criar novas posições.
- Brincar de "Morto-Vivo".
- Brincar de "Estátua".
- Seguir códigos como: 1 palma - em pé; 2 palmas - deitado, etc...
- Deitar a criança sobre um papel e desenhar seu contorno, recortar a silhueta e identificar os diferentes segmentos corporais.
- Identificar diferenças entre si e os colegas, quanto a altura, peso, cor de cabelos, etc.
- Agrupar os colegas: só meninos, só morenos, etc.
- Deslocar-se em diferentes posições: deitado, em pé, de costas, andar de quatro, etc.
- Deitar, respirar lentamente, reconhecendo o ritmo respiratório.
- Deitar, sentir os osso e os músculos, partes moles e duras.
- Deitar, após pequenas corridas, e sentir seus batimentos cardíacos.
- Sentir a contração e relaxamento muscular.
- Esticar e amolecer os músculos (endurecer).
- Reconhecer o eixo central de seu corpo e observar a simetria lateral (dois braços, dois olhos, etc...).
- Elevar braços e pernas para o alto, alternadamente.
- Jogo de palmas em diferentes composições.
- Explorar o espaço em torno de seu corpo e do colega, inicialmente parados e depois em deslocamento.
- Ficar em local pré determinado: ao primeiro sinal, dispersar; ao segundo, retornar em posição de partida.
- Identificar os extremos corporais, ou seja, cabeça e pés.
- Em duplas, ao sinal, tocar dedo com nariz, joelho com pé, etc.
- Brincar de "O Macaco Mandou..." tocar o pé, os olhos, o cabelo dos colegas, etc.
- Movimentar-se à frente do espelho - caretas e poses.
- Imitar caretas e poses da professora.
- Identificar as diferentes articulações corporais.
- Imitar posições estáticas.
- Seguir direções determinadas previamente.
- Andar seguindo linhas desenhadas no chão.
- Indicar com o braço a direção determinada por setas e posteriormente só pelo olhar da professora.
- Percorrer caminhos obstruídos por pequenos obstáculos;
- Percorrer caminhos, saltando pequenos obstáculos existentes.
- Rolar na grama, descrevendo quais segmentos tocam o chão.
- Jogar bola com os companheiros que estão em roda.
- Passar a bola para o companheiro, por baixo de sua perna, por cima da cabeça, lateralmente ao corpo, etc.
- Acertar um alvo determinado, com uma bola.
- Jogar boliche (utilizar material de sucata).
- Percorrer labirintos (obstáculos) com caminhos.
- Construir a figura humana com peças descartáveis, montando e desmontando corretamente.
- Copiar as diferentes posições de gravura.
- Recortar as diferentes partes de um boneco e remontá-lo em folha sulfite.
- Pesquisar uma figura humana de revistas, recortá-la em grandes partes e montar um quebra-cabeça.
- Modelar um boneco, observando os segmentos corporais.
- Confeccionar uma máscara com todos os elementos da cabeça.
- Colocar a mãe no papel, desenhar seu contorno e complementar com os respectivos detalhes (unhas, ruguinhas das articulações, etc).
- Idem com os pés.
- Identificar graficamente pessoas de frente, de costas e de perfil, nomeando posições corretamente.
- Montar um boneco com arame chenil ou similar.
- Levantar um braço, depois uma perna do boneco de arame.
- Pintar em uma cena o que foi determinado como: o mais alto, o mais magro, o mais baixo, etc.
- Em um contorno facial, completar com olhos, lábios, etc.
- Associar vestimentas ao segmento corporal adequado.
- Associar brinquedos ao segmento corporal adequado.
- Associar objetos aos canais dos sentidos receptores. Ex: rádio com ouvidos, perfume com nariz, etc.
- Reconhecer a lateralidade corporal, nomeando esquerda e direita.
- Seguir labirintos, ora pela esquerda, ora pela direita, com colagens de grãos, papel amassado, etc.
- Desenhar a figura humana - comparar com o colega, observar se não esqueceu nenhum detalhe.
Fonte: Pra gente Importante Manual do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!