Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ESQUEMA CORPORAL








  A seguir, são descritas sugestões que serão naturalmente exploradas e desenvolvidas de acordo com as situações propostas pelo grupo.

  1. Apalpar seu corpo, analisando: composição, contorno e formas.
  2. Reconhecer e nomear corretamente as partes do corpo e segmentos.
  3. Nomear as diferentes partes do próprio corpo e do corpo do colega.
  4. Imitar a sequência de toques dadas pela professora: cabeça, pé, etc.
  5. Descobrir a utilidade de cada parte do corpo.
  6. Mover apenas os segmentos dados pela professora: dedos, olhos, etc.
  7. Identificar separadamente as partes da cabeça: ouvidos, etc.
  8. Reconhecer as posições: em pé, sentado, de cócoras e criar novas posições.
  9. Brincar de "Morto-Vivo".
  10. Brincar de "Estátua".
  11. Seguir códigos como: 1 palma - em pé; 2 palmas - deitado, etc...
  12. Deitar a criança sobre um papel e desenhar seu contorno, recortar a silhueta e identificar os diferentes segmentos corporais.
  13. Identificar diferenças entre si e os colegas, quanto a altura, peso, cor de cabelos, etc.
  14. Agrupar os colegas: só meninos, só morenos, etc.
  15. Deslocar-se em diferentes posições: deitado, em pé, de costas, andar de quatro, etc.
  16. Deitar, respirar lentamente, reconhecendo o ritmo respiratório.
  17. Deitar, sentir os osso e os músculos, partes moles e duras.
  18. Deitar, após pequenas corridas, e sentir seus batimentos cardíacos.
  19. Sentir a contração e relaxamento muscular.
  20. Esticar e amolecer os músculos (endurecer).
  21. Reconhecer o eixo central de seu corpo e observar a simetria lateral (dois braços, dois olhos, etc...).
  22. Elevar braços e pernas para o alto, alternadamente.
  23. Jogo de palmas em diferentes composições.
  24. Explorar o espaço em torno de seu corpo e do colega, inicialmente parados e depois em deslocamento.
  25. Ficar em local pré determinado: ao primeiro sinal, dispersar; ao segundo, retornar em posição de partida.
  26. Identificar os extremos corporais, ou seja, cabeça e pés.
  27. Em duplas, ao sinal, tocar dedo com nariz, joelho com pé, etc.
  28. Brincar de "O Macaco Mandou..." tocar o pé, os olhos, o cabelo dos colegas, etc.
  29. Movimentar-se à frente do espelho - caretas e poses.
  30. Imitar caretas e poses da professora.
  31. Identificar as diferentes articulações corporais.
  32. Imitar posições estáticas.
  33. Seguir direções determinadas previamente.
  34. Andar seguindo linhas desenhadas no chão.
  35. Indicar com o braço a direção determinada por setas e posteriormente só pelo olhar da professora.
  36. Percorrer caminhos obstruídos por pequenos obstáculos;
  37. Percorrer caminhos, saltando pequenos obstáculos existentes.
  38. Rolar na grama, descrevendo quais segmentos tocam o chão.
  39. Jogar bola com os companheiros que estão em roda.
  40. Passar a bola para o companheiro, por baixo de sua perna, por cima da cabeça, lateralmente ao corpo, etc.
  41. Acertar um alvo determinado, com uma bola.
  42. Jogar boliche (utilizar material de sucata).
  43. Percorrer labirintos (obstáculos) com caminhos.
  44. Construir a figura humana com peças descartáveis, montando e desmontando corretamente.
  45. Copiar as diferentes posições de gravura.
  46. Recortar as diferentes partes de um boneco e remontá-lo em folha sulfite.
  47. Pesquisar uma figura humana de revistas, recortá-la em grandes partes e montar um quebra-cabeça.
  48. Modelar um boneco, observando os segmentos corporais.
  49. Confeccionar uma máscara com todos os elementos da cabeça.
  50. Colocar a mãe no papel, desenhar seu contorno e complementar com os respectivos detalhes (unhas, ruguinhas das articulações, etc).
  51. Idem com os pés.
  52. Identificar graficamente pessoas de frente, de costas e de perfil, nomeando posições corretamente.
  53. Montar um boneco com arame chenil ou similar.
  54. Levantar um braço, depois uma perna do boneco de arame.
  55. Pintar em uma cena o que foi determinado como: o mais alto, o mais magro, o mais baixo, etc.
  56. Em um contorno facial, completar com olhos, lábios, etc.
  57. Associar vestimentas ao segmento corporal adequado.
  58. Associar brinquedos ao segmento corporal adequado.
  59. Associar objetos aos canais dos sentidos receptores. Ex: rádio com ouvidos, perfume com nariz, etc.
  60. Reconhecer a lateralidade corporal, nomeando esquerda e direita.
  61. Seguir labirintos, ora pela esquerda, ora pela direita, com colagens de grãos, papel amassado, etc.
  62. Desenhar a figura humana - comparar com o colega, observar se não esqueceu nenhum detalhe.

Fonte: Pra gente Importante Manual do Professor


    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!