COORDENAÇÃO MOTORA DOS BEBÊS E O INTERESSE PELO AMBIENTE
O bebê que começa a se locomover sozinho quer descobrir tudo, explorar o ambiente e seu próprio corpo. Um dos fatores que alimentam essa curiosidade e fazem a criança ficar cada vez mais fascinada pelo mundo é o avanço em sua acuidade visual. Até o terceiro mês, ela enxerga apenas vultos e praticamente não distingue cores. Imagens tridimensionais só ficam nítidas a partir do quarto mês, quando os olhos se alinham e os momentos de estrabismo deixam de ocorrer. "O desenvolvimento da visão só se completa aos quatro anos, mas a capacidade de focalização da criança já é fantástica a partir do sexto mês. E é essa habilidade que lhe permite examinar um minúsculo objeto tão perto dos olhos, como se estivesse hipnotizada por ele", explica a oftalmologista Rosa Maria Graziano, do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São paulo.
Mãos hábeis
A coordenação motora do mini arqueólogo empenhado em decifrar o ambiente em seus mínimos detalhes também vai evoluindo e se sofisticando: depois de perceber as próprias mãos, o bebê passa a unir dois dedinhos, tentando pinçar objetos. "A motricidade fina está se desenvolvendo e a criança está treinando para mais tarde pegar talheres e lápis", diz a pediatra Sineida Rodrigues Castello Girão.
Segurança
Desde que supervisionado por um adulto, o bebê deve ficar à vontade para movimentar o corpo e fazer suas explorações. No entanto, fuçar tudo pela casa com os olhos e as mãos pode ser uma aventura perigosa. "è nessa fase que ocorre o maior índice de acidentes provocados pela ingestão d pequenos objetos", alerta a pediatra Sineida Rodrigues Castello Girão. Em outras palavras, é preciso redobrar os cuidados com a segurança de seu filho.
- Procure retirar do alcance da criança as coisas miúdas da casa.
- Lembre-se sempre de verificar se não há peças partidas ou soltas em seus brinquedos.
- Fique atenta a grãos de alimentos crus, como feijão e grão-de-bico, que podem cair no chão da cozinha.
Fonte: revistacrescer.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!