Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJETO MEIOS DE TRANSPORTE 2010

Desenvolvido pela professora Eliana Mendes, este projeto teve início no começo do ano no Colégio Agnus Dei. Além de apresentar os meios de transporte em atividades lúdicas, o projeto tem desenvolvido habilidades em várias áreas do conhecimento. Conheça algumas das atividades a seguir.

OBJETIVO: Apresentar os principais meios de transportes, diferenciando-os entre aéreos, terrestres e aquáticos.

FAIXA ETÁRIA: 4 anos.

LEITURAS: Veja as histórias que foram lidas com as crianças no projeto:
  • A Noite em que Segui Meu cachorro (Nina Laden, Editora Brinque Book). Ao final da leitura liste com as crianças quais foram os meios de transportes que apareceram na história e registrem os nomes em um cartaz.
  • A Grande Aventura da Maria-Fumaça (Ana Maria Machado, Global Editora). Monte uma tenda de lençóis para representar a história com as crianças.
  • Pata  Atolado (Jez Alborough, Editora Brinque Book). Aproveite a leitura para falar sobre os cuidados ao dirigir e sobre os problemas que podem acontecer numa estrada, por exemplo. Em seguida, construa o carro do Pato Atolado com os pequenos.
PRIMEIRA ETAPA:
  • As crianças assistiram a um trecho do filme Carros (Disney/Pixar).
  • Também ouviram a canção "Bicicleta" de Toquinho. Depois colaram verticalmente no papel as letras da palavra bicicleta e levantaram outras palavras com essas iniciais (ex: bola, igreja, carro, etc). Depois, identificaram as vogais e pintaram-nas.
  • A professora pediu para que as crianças levantassem quais meios de transporte circulam no bairro e quais as crianças usam para passear e ir à escola.
  • Eliana trouxe um cartaz para a sala de aula com vários meios de transporte para as crianças identificarem, pelas imagens, quantas rodas tem cada um deles.
  • Também trouxe miniaturas de meios de transporte para elas brincarem.
  • As crianças fizeram um desenho de seu meio de transporte preferido.
SEGUNDA ETAPA:

       Nesta parte do projeto, os alunos participaram da produção de um trenzinho com sucata. Veja como foi feito:
  • Entregue uma caixa de papelão (vagão do trem) para cada criança. Ela deverá enfeitar seu vagão como quiser.
  • Depois, una todos os vagões para formar o trem. Coloque uma foto das crianças nos seus respectivos vagões. Exponha-o na entrada da ecola.
  • Com o trabalho pronto, levante com os alunos: quem já andou de trem? Para onde foi? O que sentiu?
  • Conte um pouco da história do trem em São paulo, como surgiu e para que servia. Fale também do bonde, que era um trem que circulava pela cidade.
TERCEIRA ETAPA:
      Nesta etapa, a turma entrou no estudo dos transportes aquáticos (marítimos e fluviais).
  • Primeiro, a profesora fez uma sondagem sobre os conhecimentos prévios da turma. Perguntou: quais são os meios de transporte aquáticos? Quem já os utilizou?
  • Em seguida, colocou à disposição das crianças barcos em miniaturas. Encheu uma bacia  de água e as crianças observaram seus objetos. Depois, a professora distribuiu outros objetos, como barco de papel, colher de metal, colher de plástico, bloco de madeira, bloco de plástico, pregador de roupa, etc. As crianças observaram quais boiaram e quais afundaram, levantando hipóteses.
QUARTA ETAPA:

     Por fim, os alunos conheceram os meios de transporte aéreos, entre eles o helicóptero, o avião e o balão.
  • A professora falou sobre Santos Dumont, o brasileiro criador do avião. As crianças fizeram pesquisas e leram sobre a vida do inventor.
  • Os alunos também participaram da experiência do balão: abra um balão de seda e coloque na boca de um secador. Encha-o com o ar quente, desligue o secador e solte o balão. Explique aos alnos que o balão sobe porque o ar quente interno é mais leve que o ar frio de fora dele.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!

Postar um comentário