Desenvolvido pela professora Eliana Mendes, este projeto teve início no começo do ano no Colégio Agnus Dei. Além de apresentar os meios de transporte em atividades lúdicas, o projeto tem desenvolvido habilidades em várias áreas do conhecimento. Conheça algumas das atividades a seguir.
OBJETIVO: Apresentar os principais meios de transportes, diferenciando-os entre aéreos, terrestres e aquáticos.
FAIXA ETÁRIA: 4 anos.
LEITURAS: Veja as histórias que foram lidas com as crianças no projeto:
- A Noite em que Segui Meu cachorro (Nina Laden, Editora Brinque Book). Ao final da leitura liste com as crianças quais foram os meios de transportes que apareceram na história e registrem os nomes em um cartaz.
- A Grande Aventura da Maria-Fumaça (Ana Maria Machado, Global Editora). Monte uma tenda de lençóis para representar a história com as crianças.
- Pata Atolado (Jez Alborough, Editora Brinque Book). Aproveite a leitura para falar sobre os cuidados ao dirigir e sobre os problemas que podem acontecer numa estrada, por exemplo. Em seguida, construa o carro do Pato Atolado com os pequenos.
PRIMEIRA ETAPA:
- As crianças assistiram a um trecho do filme Carros (Disney/Pixar).
- Também ouviram a canção "Bicicleta" de Toquinho. Depois colaram verticalmente no papel as letras da palavra bicicleta e levantaram outras palavras com essas iniciais (ex: bola, igreja, carro, etc). Depois, identificaram as vogais e pintaram-nas.
- A professora pediu para que as crianças levantassem quais meios de transporte circulam no bairro e quais as crianças usam para passear e ir à escola.
- Eliana trouxe um cartaz para a sala de aula com vários meios de transporte para as crianças identificarem, pelas imagens, quantas rodas tem cada um deles.
- Também trouxe miniaturas de meios de transporte para elas brincarem.
- As crianças fizeram um desenho de seu meio de transporte preferido.
SEGUNDA ETAPA:
Nesta parte do projeto, os alunos participaram da produção de um trenzinho com sucata. Veja como foi feito:
- Entregue uma caixa de papelão (vagão do trem) para cada criança. Ela deverá enfeitar seu vagão como quiser.
- Depois, una todos os vagões para formar o trem. Coloque uma foto das crianças nos seus respectivos vagões. Exponha-o na entrada da ecola.
- Com o trabalho pronto, levante com os alunos: quem já andou de trem? Para onde foi? O que sentiu?
- Conte um pouco da história do trem em São paulo, como surgiu e para que servia. Fale também do bonde, que era um trem que circulava pela cidade.
TERCEIRA ETAPA:
Nesta etapa, a turma entrou no estudo dos transportes aquáticos (marítimos e fluviais).
- Primeiro, a profesora fez uma sondagem sobre os conhecimentos prévios da turma. Perguntou: quais são os meios de transporte aquáticos? Quem já os utilizou?
- Em seguida, colocou à disposição das crianças barcos em miniaturas. Encheu uma bacia de água e as crianças observaram seus objetos. Depois, a professora distribuiu outros objetos, como barco de papel, colher de metal, colher de plástico, bloco de madeira, bloco de plástico, pregador de roupa, etc. As crianças observaram quais boiaram e quais afundaram, levantando hipóteses.
QUARTA ETAPA:
Por fim, os alunos conheceram os meios de transporte aéreos, entre eles o helicóptero, o avião e o balão.
- A professora falou sobre Santos Dumont, o brasileiro criador do avião. As crianças fizeram pesquisas e leram sobre a vida do inventor.
- Os alunos também participaram da experiência do balão: abra um balão de seda e coloque na boca de um secador. Encha-o com o ar quente, desligue o secador e solte o balão. Explique aos alnos que o balão sobe porque o ar quente interno é mais leve que o ar frio de fora dele.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!