Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

POLUIÇÃO VEICULAR

Objetivos: Compreender a necessidade do uso sustentável de transpotes, perceber seu impacto sobre o meio ambiente e as consequencias dos poluentes sobre a saúde.

Habilidades Trabalhadas: Conscientização e compreensão.

Metodologia: Levantamento dos conhecimentos prévios, coleta de dados junto à família, visita ao centro da cidade.

ATIVIDADE EM 3 PASSOS

PASSO 1: CONHECIMENTOS PRÉVIOS
     Faça perguntas às crianças referentes ao trânsito nas cidades. Os caminhões, carros e ônibus sujam o ar? Como? A fumaça preta que sai dos veículos prejudica a nossa saúde? Como?

PASSO 2: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Selecione figuras em livros, jornais e revistas referentes ao tema. Mostre às crianças e questione: há muitos carros circulando pelas ruas? Como podemos diminuir esse número? Devemos utilizar mais o transporte coletivo? Por que?
  • Cada criança deve coletar dados na família. Organize equipes de quatro pessoas para criar as perguntas. Cada criança levará para  casa uma folha com essas perguntas. Algumas idéias: A que lugares a família vai durante a semana e nos fins de semana? Que meios de transporte utilizam? Há lugares aos quais poderiam ir sem carro? Socialize as respostas com todas as crianças.
  • Oriente a criação de um slogan com um símbolo para diminuir o número de veículos que transportam os alunos até à escola (ex.: Preserve a cidade, quanto mais, melhor). Uama votação escolherá o símbolo e o slogan que representará a campanha. Confeccione adesivos para carros.
  • Incentive o rodízio "informal": cada pai levará quatro crianças para a escola, utilizando o adesivo no carro. Para efeito de segurança, será feito um cadastramento de pais e alunos.
POLUIÇÃO VEICULAR
     A poluição do ar constitui uma grave ameaça à qualidade do ar da população das grandes cidades. Os transportes que utilizamos movem-se a partir da queima de combustíveis, que lançam grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera. Os automóveis, ônibus e outros veículos motorizados constituem a principal causa da poluição nos grandes centros urbanos.
     Os gases emitidos pelos veículos contribuem para o avanço do efeito estufa ( aquecimento global). Segundo o Greenpeace (organização não governamental de defesa ambiental) "anualmente, cada carro joga na atmosfera uma quantidade de CO2 equivalente a quatro vezes o seu peso".
     Os impactos da poluição veicular refletem-se na saúde dos seres humanos e animais, nos danos à vegetação, na detiroração de materiais e na alteração no clima. Esses fatores interferem significamente na qualidade de vida da população.
     No Brasil, 20 milhões de veículos automotores são responsáveis por 70% da poluição do ar nas cidades. Os veículos parados em ongestionamentos produzem gases tóxicos sem se movimentar, pois seus motores permanecem ligados. Os paulistanos são os que mais sofrem com a poluição. A cidade de São Paulo é a quinta cidade mais poluída do mundo. Algumas medidas tem sido adotadas no nosso país para reduzir a taxa de poluição veicular, tais como a implantação do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que define os limites máximos para a emissão de poluentes. Foi o PROCONVE que introduziu, em 1992, o uso de catalizadores e, desde sua implantação, a taxa de emissão de gases por veículos novos foi reduzida em cerca de 90%. Os veículos pesados movidos a óleo diesel, quando desregulados, emitem uma fumaça preta, constituída por partículas de carbono que se depositam nas vias respiratórias, irritando as mucosas.
     Além de emitir poluentes atmosféricos, os veículos também geram poluição sonora, o que faz com que as pessoas que vivem ou trabalham perto de locais com tráfego tenham dores de cabeça e até danos auditivos causados pelo ruído constante dos motores dos veículos.

Fonte: Maria de Jesus P. A. Minga Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!