1) LINHAS E SONS
Faixa Etária: a partir de 4 anos.
Local: sala de aula
Conceitos trabalhados: diferença entre os sons graves e agudos e treino vocal.
Tempo médio da atividade: 10 a 15 minutos
Materiais: folhas de papel para desenho e pincel atômico ou caneta hidrocor.
Desenvolvimento: O professor desenha em cada folha um tipo de linha. Exemplos:
Em seguida, coloca as folhas no chão e, apontando para elas, faz com a voz a "leitura" de cada linha, sendo que o traço ascendente é um som que vai ficando mais agudo (fino). O traço descendente mais grave (grosso). No traço reto, o som não se altera, quer dizer, ele é contínuo, sempre igual.
Adaptações: Com crianças a partir de 5 anos, essa atividade pode ser desdobrada com a professora cantando qualquer uma das folhas e as crianças descobrindo qual a linha que foi utilizada.
Dicas:
- Faça traços que ocupem a folha inteira com cores bem vivas.
- Quando as crianças estiverem fazendo as primeiras leituras com facilidade, a professora poderá propor linhas mais longas, misturando cada vez mais sentidos diferentes.
Faixa Etária: a partir de 4 anos.
Local: dentro da sala ou no pátio.
Conceitos Trabalhados: criatividade e atenção.
Tempo médio da atividade: 15 minutos
Material: um bambolê para cada 3 crianças.
Desenvolvimento:
- Divida a turma em grupos de três alunos. Duas crianças ficam uma de frente para a outra e a terceira segura o bambolê no sentido vertical, dando a impressão que as duas primeiras estão de frente para um espelho.
- Uma das crianças que está em frente ao "espelho" deverá propor gestos e sons com a voz e a outra que está em frente a ela tentará imitá-la como se fosse o reflexo.
- Ao sinal da professora, que deverá acontecer após dois minutos, aproximadamente, o trio faz um rodízio: quem segurava o bambolê passa a ser a imagem e quem era a imagem irá propor os movimentos e assim por iante.
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