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quarta-feira, 18 de maio de 2011

LEITURA DE SONS

1) LINHAS E SONS

Faixa Etária: a partir de 4 anos.

Local: sala de aula

Conceitos trabalhados: diferença entre os sons graves e agudos e treino vocal.

Tempo médio da atividade: 10 a 15 minutos

Materiais: folhas de papel para desenho e pincel atômico ou caneta hidrocor.

Desenvolvimento: O professor desenha em cada folha um tipo de linha. Exemplos:
     Em seguida, coloca as folhas no chão e, apontando para elas, faz com a voz a "leitura" de cada linha, sendo que o traço ascendente é um som que vai ficando mais agudo (fino). O traço descendente mais grave (grosso). No traço reto, o som não se altera, quer dizer, ele é contínuo, sempre igual.

Adaptações: Com crianças a partir de 5 anos, essa atividade pode ser desdobrada com a professora cantando qualquer uma das folhas e as crianças descobrindo qual a linha que foi utilizada.

Dicas:
  • Faça traços que ocupem a folha inteira com cores bem vivas.
  • Quando as crianças estiverem fazendo as primeiras leituras com facilidade, a professora poderá propor linhas mais longas, misturando cada vez mais sentidos diferentes.
2) EM FRENTE AO ESPELHO

Faixa Etária: a partir de 4 anos.

Local: dentro da sala ou no pátio.

Conceitos Trabalhados: criatividade e atenção.

Tempo médio da atividade: 15 minutos

Material: um bambolê para cada 3 crianças.

Desenvolvimento:
  • Divida a turma em grupos de três alunos. Duas crianças ficam uma de frente para a outra e a terceira segura o bambolê no sentido vertical, dando a impressão que as duas primeiras estão de frente para um espelho.
  • Uma das crianças que está em frente ao "espelho" deverá propor gestos e sons com a voz e a outra que está em frente a ela tentará imitá-la como se fosse o reflexo.
  • Ao sinal da professora, que deverá acontecer após dois minutos, aproximadamente, o trio faz um rodízio: quem segurava o bambolê passa a ser a imagem e quem era a imagem irá propor os movimentos e assim por iante.
Fonte: Gisele Cruz Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

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