OBJETIVO: Aprender o nome e a aparência de instrumentos musicais.
MATERIAIS: Cartões para pendurar no pescoço com figuras dos instrumentos, um para cada aluno.
Esta criativa atividade combina teatro e aula de música. A professora coordena uma missão muito divertida:
- A professora explica aos alunos: "Recebemos um convite para uma festa muito importante, onde seremos convidados a tocar nossos instrumentos".
- Cada criança deve escolher, então, o cartão com o instrumento musical que desejar e pendurar no pescoço.
- A professora continua: "Para chegar lá, vamos todos de carro e a turma decide quem será o motorista".
- A criança escolhida finge guiar o carro, e todos sentam atrás dela.
- "Aqui no carro, vamos percorrer o caminho felizes a cantar!". A professora propõe uma música para todos irem cantando.
- "Ao chegarmos, cumprimentamos as pessoas, comemos (nhã, nhã, nhã), bebemos ( glub. glub. glub), conversamos (blá, blá, blá) e tocamos nossos instrumentos imaginários". As crianças devem fingir que tocam seus respectivos instrumentos. Oriente-os a como fazer isso (porque eles podem não saber como imitar).
- Após a festa, reúna os alunos para explorar a deliciosa aventura. Peça para eles contarem: "Hoje fomos a uma festa e lá tinha um enorme piano" (que é o instrumento pendurado no pescoço de quem começou a contar), mas não tinha pandeiro" - este instrumento está pendurado no pescoço de outra criança e ela continua "Pandeiro tinha, o que não tinha era o violino" (este instrumento está pendurado no pescoço de outra criança). E assim sucessivamente, até todos falarem o seu instrumento.
DICAS DE INTRUMENTOS PARA OS CARTÕES: pandeiro, tambor, piano, flauta, violão, viola, violino, saxofone, gaita, sanfona, bateira, cavaquinho, guitarra, etc.
OLHAR CIDADÃO NA ATIVIDADE
Na brincadeira A Festa, pode-se incluir lições sutis de cidadania. Por exemplo, ao entrar no carro de mentirinha, a professora pode orientar : "Primeiro, colocamos o cinto de segurança". Durante o percurso, o aluno motorista deve parar no sinal vermelho, deixar pedestres passarem, etc. Ao chegar à festa, estimule-os a cumprimentar os outros convidados de maneira educada: "Olá, tudo bem?", "Como vai?", "Que linda festa!".
Por Meire Antoniassi Noronha Revista Guia Prático para professoras de Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!