Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

INSTRUMENTOS MUSICAIS


 OBJETIVO: Aprender o nome e a aparência de instrumentos musicais.

MATERIAIS:  Cartões para pendurar no pescoço com figuras dos instrumentos, um para cada aluno.


Esta criativa atividade combina teatro e aula de música. A professora coordena uma missão muito divertida:

  1. A professora explica aos alunos: "Recebemos um convite para uma festa muito importante, onde seremos convidados a tocar nossos instrumentos".
  2. Cada criança deve escolher, então, o cartão com o instrumento musical que desejar e pendurar no pescoço.
  3. A professora continua: "Para chegar lá, vamos todos de carro e a turma decide quem será o motorista".
  4. A criança escolhida finge guiar o carro, e todos sentam atrás dela.
  5. "Aqui no carro, vamos percorrer o caminho felizes a cantar!". A professora propõe uma música para todos irem cantando.
  6. "Ao chegarmos, cumprimentamos as pessoas, comemos (nhã, nhã, nhã), bebemos ( glub. glub. glub), conversamos (blá, blá, blá) e tocamos nossos instrumentos imaginários". As crianças devem fingir que tocam seus respectivos instrumentos. Oriente-os a como fazer isso (porque eles podem não saber como imitar).
  7. Após a festa, reúna os alunos para explorar a deliciosa aventura. Peça para eles contarem: "Hoje fomos a uma festa e lá tinha um enorme piano" (que é o instrumento pendurado no pescoço de quem começou a contar), mas não tinha pandeiro" - este instrumento está pendurado no pescoço de outra criança e ela continua "Pandeiro tinha, o que não tinha era o violino" (este instrumento está pendurado no pescoço de outra criança). E assim sucessivamente, até todos falarem o seu instrumento.
 DICAS DE INTRUMENTOS PARA OS CARTÕES:  pandeiro, tambor, piano, flauta, violão, viola, violino, saxofone, gaita, sanfona, bateira, cavaquinho, guitarra, etc.

OLHAR CIDADÃO NA ATIVIDADE

Na brincadeira A Festa, pode-se incluir lições sutis de cidadania. Por exemplo, ao entrar no carro de mentirinha, a professora pode orientar : "Primeiro, colocamos o cinto de segurança". Durante o percurso, o aluno motorista deve parar no sinal vermelho, deixar pedestres passarem, etc. Ao chegar à festa, estimule-os a cumprimentar os outros convidados de maneira educada: "Olá, tudo bem?", "Como vai?", "Que linda festa!".


Por Meire Antoniassi Noronha Revista Guia Prático para professoras de Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!