Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

HORA DO LANCHE!

Hora do lanche: no intervalo escolar também é preciso cuidados

A alimentação saudável deve começar na lancheira do seu filho

Renata Gomes

As crianças voltaram às aulas e, com o desgaste natural de horas em atividades escolares, é preciso cuidados com a alimentação dos pequenos. Na hora do intervalo, as cantinas estão cheias de deliciosas e irresistíveis guloseimas, que nem sempre são as adequadas para o equilíbrio alimentar.

Salgadinhos, refrigerantes e doces são os preferidos das crianças, mas o valor nutricional não é adequado e pode ainda estimular o surgimento de doenças cardiovasculares, obesidade infantil e o diabetes.

Preparar a lancheira com alimentos saudáveis pode ser um bom caminho para estimular hábitos saudáveis que perdurarão para a vida inteira. A nutricionista Andréa Esquivel ensina que os lanches com geleias podem substituir os calóricos e gordurosos.

Segundo ela, as geleias contêm pectina – responsável pelo aspecto gelatinoso – e trazem benefícios para o intestino. Além disso, a nutricionista lembra que as geleias repõem as energias que as crianças gastam com as atividades, por ser uma fonte calórica de fácil absorção.

A presença do leite na lancheira também é importante, por ser uma fonte de cálcio que auxilia no crescimento e fortalecimento dos ossos e dentes. A nutricionista Ana Beatriz Barrela diz que, na infância, as crianças devem ser estimuladas a obterem hábitos saudáveis. “Para estimular o consumo de leite, os aromatizados em embalagens longa vida podem ser uma boa opção, já que garantem a ingestão de proteínas e cálcio e para sua conservação não é necessário refrigeração”, ensina.

Há também aqueles lanches que podem ser produzidos em casa. Mais saudáveis, diferentes e que funcionam como incentivo à boa alimentação. Abaixo, uma dica de receita prática. Outra orientação é optar pelas frutas. Algumas empresas oferecem receitas, como o biscoitinho da Sadia, que ficam pronto em meia hora.

Para os pais que são marinheiros de primeira viagem, o site Educacional (www.educacional.com. br/falecom/nutricionista_cardapio.asp?codsessao=16) dá dicas de pratos para todos os dias da semana.


Postado por Juliana Perazzolo - Psicopedagoga



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!