PROCESSOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A CRIANÇA DE 2 ANOS
- Começa a executar com maior precisão a coordenação dos pequenos movimentos;
- Rabisca numa folha grande de papel;
- Encaixa cubos de diferentes dimensões;
- Encaixa objetos inteiros;
- Identifica algumas cores, embora ainda não citando seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras com alguma correção;
- Conta até tr~es (por imitação e memorização);
- Reconhece objetos ou pessoas vistas cerca de dois meses atrás;
- Forma frases com duas ou três palavras, apresentando grande aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia o emprego do "quem";
- O pensamento é egocêntrico, isto é, voltado para a ação do momento;
- Não distingue entre todos e alguns;
- Não usa corretamente advérbios, ontem, hoje, amanhã;
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece os pais em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;
- Necessita muito da assistência da mãe;
- è negativista (gosta de ser do contra);
- Necessita estar sempre ocupada;
- Precisa da proteção constante do adulto, mas luta por sua independência;
- Necessita de muito carinho e atenção;
- A criança aprende em parte descobrindo sozinha as propriedades e possibilidades dos brinquedos, em parte observando e imitando as outras crianças;
- Aparecem os medos. Esses medos são ligados a experiências desagradáveis e ocorrem até os três anos de idade aproximadamente;
- Começa a procurar um companheiro para brincar;
- O ato de rincar é uma forma de lidar com suas emoções;
- Apresenta acessos temperamentais que são uma combinação de frustação e raiva;
- Brinca ao lado de e não com;
- Qualquer modificação na sua rotina a torna anciosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!