Duração aproximada: 4 meses
Área: Ciências Naturais
Justificativa:
- As crianças nesta faixa etária possuem muita curiosidade em relação ao seu próprio corpo, mas ainda não conseguem estabelecer relações entre hábitos de higiene e uma vida saudável, por isso, esse projeto visa trabalhar duas frentes: Hábitos de higiene e vida saudável para que possam começar a estabelecer relações entre essas duas frentes.
Objetivos:
- Reconhecer e nomear algumas partes do corpo humano;
- Preocupar-se com os cuidados do corpo.
Conteúdo:
- Conhecer o próprio corpo por meio do uso e das exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. (RCN, 1998)
- Hábitos de higiene (escovar os dentes, tomar banho);
- Vida saudável (alimentação, exercícios).
- Selecionar livros e materiais;
- Utilização de boneca para dar início ao projeto;
- Utilização de situações reais e cotidianas para a aprendizagem dos nomes das partes do corpo.
- Fazer um levantamento do conhecimento que as crianças possuem a respeito do corpo humano utilizando uma boneca ( apresentada pela profesora);
- Fazer o contorno do corpo de um aluno(a) e nomear as partes do seu corpo;
- Rodas de conversa sobre as partes do corpo; hábitos de higiene; cuidados com o corpo;
- Discussão e definição do produto final;
- Listagem de algumas partes do corpo que os alunos verbalizarem, cuidados, produtos de higiene;
- Palestra com profissionais da saúde;
- Leitura de textos, reportagens e histórias;
- Levantamento de hábitos de higiene pessoal;
- Cartaz com rótulos de produtos de higiene pessoal.
Observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho, verificando o interesse, a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto. Traçar um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.
Produto Final:
Um álbum a respeito das partes do corpo humano, com a utilização de músicas que envolvam o corpo humano e fotos legendadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!