Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO: EU E O MEIO EM QUE VIVO

PROJETO EU E O MEIO EM QUE VIVO


OBJETIVO:
Dar ao aluno a oportunidade de se conhecer como identidade única e conhecer também o ambiente que o cerca: família, escola e a casa onde vive.

Propiciar ao aluno momentos de identificação social e de reflexão acerca do meio em que vive.

DURAÇÃO DO PROJETO: 1 bimestre


ASSUNTOS A SEREM TRABALHADOS: 
EU, identificação e identidade (gostos, preferências, diferenças e semelhanças entre as pessoas).
NOME;
PARTES DO CORPO; órgãos do sentido;
FAMÍLIA, árvore genealógica, diferentes famílias , pessoas que convivem com a criança, regras de convivência;

ESCOLA, regras de convívio, diferenças sociais, limites.

CASA, diferentes moradias, organização da casa, cooperação em casa.

PRODUTO FINAL: LIVRO DA VIDA. A cada aula os alunos irão fazer uma página do livro, que no final será montado para levarem para casa.

DESENVOLVIMENTO:
1ª AULA: Assunto trabalhado EU - faremos a Gincana do Tesouro onde os alunos em círculo receberão uma caixa com um espelho dentro. O profesor deve enfatizar que se trata de um lindo presente, muito especial e vai dizendo características acerca dos alunos, a medida que os alunos abrem a caixa e se deparam com a sua imagem refletida, pedir para que digam as características que mais gostam neles.
Brincar com as músicas Cabeça, ombro, joelho e pé, para que os alunos identifiquem as partes do corpo. Fazer brincadeiras de semelhanças e diferenças entre os alunos, como exemplo, um aluno de frente ao outro, irão dizer a cor dos olhos, do cabelo, o tamanho do cabelo, etc.
Ficha para o produto final: Quem sou eu Auto retrato, os alunos irão desenhar usando tinta seu auto retrato.

2ª AULA: Eu - Nome. Pedir anteriormente aos pais que tragam por escrito a história do nome de cada aluno em uma folha. Com as histórias, ler em sala de aula todas as histórias e fixar junto com o nome de cada um. Depois esta folha será usada para o Livro da Vida. Pesquisar o significado do nome de cada aluno e trazer como forma de curiosidade. Registrar em folha o nome dos alunos e pedir para que eles reescrevam seus nomes para o Livro da Vida.

3ª AULA:
Pedir três fotos para os pais, uma da mãe grávida, uma de quando a criança era um bebê e outra atual. Conversar com os alunos sobre as mudanças que eles tiveram e os acontecimentos que mais os marcaram em cada idade e montar uma linha do tempo. Anexar as fotos no Livro da Vida.

4ª AULA: Começaremos com o tema A Família. Pedir anteriormente uma foto com as pessoas que vivem com a criança: pai, mãe, irmãos, tios, avós, etc. Conversar a respeito das diferentes famílias com pais e avós que moram junto, pais separados, etc. Trazer como forma de curiosidade e início deste tema uma gravura de famílias diferentes e a partir disso fazer um debate com os alunos.
Livro da Vida: Esta é aminha família. Decorar a página com a foto que trouxeram de casa e usar materiais com guache ou giz de cera.
Como reforça para casa montaremos uma árvore genealógica de cada um onde teremos a participação dos pais, antes, na sala, mostrar como é a árvore e explicar aos alunos.

5ª AULA - Árvore Genealógica - Iremos debater com os alunos os nomes das pessoas na árvore genealógica que trouxeram de casa e perguntar o grau de parentesco. Deixaremos registrado a árvore genealógica em uma folhas para o Livro da Vida. Neste dia teremos uma atividade- Desenhe o que sua família gosta de fazer juntos.

6ª AULA - Trazer como curiosidade a história A Casa Ambulante. Enfatizar a moradia, perguntar se a casa podemos levar conosco como na história. Trazer figuras de diferentes tipos de casa e perguntar aos alunos qual é a mais parecida com a deles. Em debate discutir a importância da casa para todas as famílias e os diferentes tipos de casa: casas térreas, sobrados, de palha, de madeira, tendas, apartamentos, etc. faremos uma atividade para o Livro da Vida: Com dobradura e recortes de papéis montaremos uma casa que mais se parece com a dos alunos.

7ª AULA: Iremos debater sobre as regras de convívio e a cooperação dentro de casa. No que podemos ajudar? Devemos ter cuidado com os produtos. A atividade do dia será Faça um desenho bonito sobre o lugar preferido em casa.

8ª AULA: A escola. Começaremos nossa aula com um passeio pela escola, observando todas as salas, os banheiros, a cozinha, o refeitório e as demais dependências. Conversaremos neste passeio sobre a utilidade de cada ambiente. Os alunos farão uma entrevista com os funcionários da escola e anexaremos em nosso Livro. Tiraremos uma foto anteriormente em frente à escola e colocaremos em uma página do livro da vida.

9ª AULA - Meus melhores amigos da escola. Faremos listas com os nomes dos alunos e conversaremos sobre a amizade entre os colegas. Depois escreveremos os nomes dos melhores amigos em uma folha. Faremos também neste dia o cartaz sobre as Regras de Convivência e debater sobre as mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!