Duração Aproximada: 4 meses
Área: Ciências Sociais Natureza e Sociedade
Justificativa: O tema dinossauros é adequado para esta faixa etária, justamente pelo enorme fascínio que essas criaturas exercem no imaginário infantil. Além disso, o tema favorece o desenvolvimento. Desenvolver na criança o hábito de observação, de elaboração de perguntas e o hábito de formulação de hipóteses para questões levantadas. Possibilitar o trabalho com o método científico, que oferece o procedimento de busca de fundamentos para a compreensão do tema.
Objetivos:
- Ampliar o repertório de conhecimento a respeito do mundo pré-histórico;
- Conhecer algumas características físicas e como viveram os dinossauros;
- Desenvolver algumas atitudes na busca de informações.
- Apresentação de alguns dinossauros;
- Estudo de alguns dinossauros: características, alimentação, habitat;
- Leitura de imagens;
- Formulação de perguntas e respostas.
- Separar diferentes figuras, imagens de dinossauros, como fonte de informação para observação e pesquisa;
- Selecionar livros que relatem como viveram os dinossauros, seus hábitos açimentares, habitat e principais características;
- Promover conversas que privilegiem relatos das crianças e troca de informações entre eles sobre os bichos que conhecem ou tenham em casa;
- Organizar o que as crianças sabem sobre o assunto que vai ser estudado;
- Fazer um levantamento com os alunos sobre o que eles querem saber;
- Selecionar diferentes fontes de informação (vídeos, livros, revistas, imagens...);
- Utilização de dinossauros de brinquedo, para que as crianças tenham contato por meio simbólico.
- Fazer um levantamento do conhecimento que as crianças possuem a respeito de dinossauros através de imagens e perguntas: Apresentar uma imagem e perguntar "Que animal é esse? Quem já viu um animal daquele tipo no zoológico? Quem tem um daquele em casa?;
- Apresentar diversas imagens de animais, todos os animais e solicitar que encontrem, dentre todas, uma figura de animal parecido com aquele que o professor mostrou ao grupo. Definir com o grupo uma relação de semelhanças e diferenças entre a imagem escolhida pelos alunos e a selecionada pelo professor;
- Montar uma listagem com os resultados do levantamento das semelhanças e diferenças encontradas;
- Leitura de algumas histórias a respeito de dinossauros, curiosidades e outras informações para ampliar o conhecimento das crianças;
- Visita à escola de ecologia , sala dos dinossauros;
- Eleger os dinossauros favoritos do grupo, que irão participar do projeto. Dar um apelido para ele, representá-lo por meio de desenho;
- Discussão e definição do produto final;
- Situação em que os alunos possam conhecer para selecionar, em que tipo de livros poderão obter as informações;
- Início da pesquisa, anotação das respostas encontradas no material pesquisado (textos de referência);
- Escrita a respeito das informações encontradas a respeito dos dinossauros, por meio de fichas (você sabia que...)
- Apresentação do produto final.
- Observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho, verificando o interesse, a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto. Traçar um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.
- Montagem de uma maquete com material produzido pelas crianças.
Olá!!! Adorei o projeto! Parabésn!!!
ResponderExcluir