Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

JOGAR COISAS NO CHÃO: SEU FILHO FAZ ISSO?

 
A criança joga fora tudo o que tem na mão? faz isso porque deseja e se diverte. Ainda não é birra.
 
     Será que falta de brinquedo adequado para a idade do seu filho para ele parar de jogar tudo no chão? A resposta (para tantas mães surpreendidas com os arremessos diários) é não. Muito pelo contrário. Os objetos são brinquedos e divertem seu filho. "Nessa fase, o bebê alcançou um desenvolvimento psicológico e motor que favorece explorar o mundo sozinho e à maneira dele", diz a psicóloga e psicoterapeuta Salete Natalina Trigo. A exploração, logo, não representa uma birra. A criança não tem a clara intenção de jogar o garfo no chão porque quer irritar a mamãe. "Deu vontade, ela faz.`´E mais instintivo e menos racional", afirma Sandra de Oliveira Campos, pediatra e professora da Universidade Federal de São paulo (Unifesp). Simples assim. Quando quer jogar, joga. Age ao sabor do impulso porque ainda desconhece seus limites.
     "Repetir as cantilenas 'não faça', 'não jogue', 'coloque no lugar', 'tire a mão' é desgastante", concorda a pediatra. "Parece que tudo entra por um ouvido e sai pelo outro. A palavra tem muito pouco significado nessa idade", diz Sandra. Ainda assim, as reprimendas são necessárias para iniciar os bebês no inevitável mundo do limite. O jeito é definir os nãos e evitar dar muita importância para o que não oferece risco à criança. Ignore por algumas horas, por exemplo, a roupa que foi arrancada da gaveta. Mas, e as mães devem deixar a casa bagunçada? Não. Apenas evite de desgastar. "Quando for guardar as peças, convide a criança para ajudar como se fosse uma brincadeira", orienta a psicóloga. Mas se algo pode machucar a criança, como a escalada na estante, impeça. "Os bloqueios as deixam irritadas", avisa Sandra. Firmeza e paciência porque os objetos só vão ficar no lugar quando seu filho descobrir algo tão divertido quanto jogar chupeta para fora do berço.
 
A provocação
     Por volta dos oito meses, os bebês também gostam de jogar tudo no chão, esperando que o adulto pegue de volta. Com isso, reforçam a idéia de que os objetos e as pessoas que saem de sua visão não deixem de existir e aprendem que as ações têm consequências (cai no chão e faz barulho). Entre um e dois anos, o comportamento é motivado pelo prazer de explorar o objeto e a criança nem entende a reprovação dos pais, pois está apenas brincando. Essa percepção fica mais clara a partir dos três anos e, um ano depois, se seu filho jogar algo no chão durante uma discussão, estará de fato provocando-a.
 
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!