Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

terça-feira, 10 de julho de 2012

HORA DE TIRAR A CHUPETA

QUANDO E COMO AJUDAR SEU FILHO A LARGAR O HÁBITO

     Principalmente depois dos três anos, a chupeta é algo que não deveria mais fazer parte da vida das crianças nessa fase. O que fazer, se ela continua - firme e forte - na sua casa? Chegou o momento-limite de tirar o bico, para o bem de seu filho. "A boca não foi feita para ficar tampada. A chupeta ocupa um lugar que deveria ficar vazio", afirma a fonoaudióloga Flávia Ribeiro, do Hospital São Luiz, em São Paulo. O uso da chupeta não é recomendável nem para dormir. Dependendo da duração e da intensidade com que a criança usa a chupeta, poderá ter a mordida aberta (quando a língua entra no espaço entre os dentes, dificultando a pronúncia das palavras). "Além disso, há o risco de ocorrer uma alteração na arcada dentária", alerta Flávia. Os pais têm de ensinar o filho a pegar no sono com a boca livre. É preciso determinação na retirada: saber que está fazendo a coisa certa e o momento, quando elas se envolvem nos enredos fantásticos, desligam-se e adormecem para "esquecer" a chupeta, orienta a especialista.
     Abaixo, você confere cinco dicas para ajudá-la nesse processo:
  1. TENTE AOS POUCOS - Reduza o tempo em que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar.
  2.  
  3. FORA PRENDEDOR - Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura orla, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada.
  4.  
  5. FAÇA UMA TROCA - No caso de bebês, substitua a chupeta por algo que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colado na boca.
  6.  
  7. GOSTO RUIM - Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o "gosto bom" acaba.
  8.  
  9. MARQUE O DIA - Combine um dia ofocial para tirar a chpeta de vez. E não volte atrás. Senão ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la.
  10.  
     
Fonte: Carlos Alberto Landi, pediatra do Hospital Samaritano, SP revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!