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Escola De Educação Infantil Vovó Esther
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sexta-feira, 16 de março de 2012

EVOLUÇÃO DO DESENHO OU GRAFISMO INFANTIL ATÉ SETE ANOS

IDADE DE 2 A 3 ANOS

FASE: GARATUJA INFORMAL

Características:
  • Traços ou linhas sem direção definida;
  • Massa ou mancha de rabiscação;
  • Movimento muscular;
  • Balbucio gráfico;
  • Não há preocupação com o espaço da folha;
  • Coordenação incipiente.
Procedimentos metodológicos sugeridos:
  • Desenhos com lápis grosso;
  • Pintura a dedo e com pincel grosso;
  • Recorte e colagem ( com os dedos);
  • Modelagem com massinha.

IDADE DE 4 A 5 ANOS

FASE: PRÉ-ESQUEMÁTICO: DA LINHA AO GIRINO

Características:
  • Controle visual mais acentuado, começo da relação visual e o objeto que desenha;
  • Percepção de formas, sem conseguir representá-las;
  • A figura humana é representada como um girino: a cabeça é um círculo com um par de linhas representando as pernas. Desenhos por justaposição.
Procedimentos metodológicos sugeridos:
  • Todas as técnicas acima citadas;
  • Modelagem com argila;
  • Pintura com guache e/ou anilina doce;
  • Construção;
  • Tecelagem e alinhavos.

IDADE DE 5 A 7 ANOS

FASE: ESQUEMA OU SIMBOLISMO

Características:
  • Melhora das relações visuais entre o desenho e o objeto;
  • A figura humana é reproduzida aos seis anos. São representadas as partes (cabeça, corpo, braço, pernas, etc), simbolicamente, com formas geométricas e linhas;
  • Desenho com a linha de contorno, aos poucos é iniciado o preenchimento do espaço interno;
  • Ainda não é representada a linha de base;
  • O colorido não acompanha uma observação do real. É fantasioso.
Procedimentos metodológicos:
  • Com cautela, iniciar trabalho em grupo, duplas ou mais crianças em um painel;
  • Modelagens, pinturas, recortes, construção, colagens mais adequadas à idade;
  • Respeitar as desproporções e o colorido;

Lembre-se de:
  • Considerar o momento da realização no trabalho das crianças é o mais importante;
  • Valorizar o trabalho da criança sem críticas ou comparações;
  • Deixar que a criança gire o papel em diferentes posições e não interferir se ela usa preferencialmente a mão esquerda;
Para seu trabalho é importante:
  • O ambiente da sala de aula, pois um local acolhedor é um fator que interfere na capacidade criadora da criança;
  • O conhecimento da comunidade de onde a criança vem para que se possa levar em conta suas experiências anteriores;
  • A utilização de materiais e recursos do próprio meio em que a criança vive: as tintas naturasi das resinas, flores; as fibras e os bambus; a variedade da terra; supermercados, padarias, indústrias, museus e pontos pitorescos da cidade; os meios de transporte e os de comunicação.
  • O relacionamento natural e espontâneo com os alunos;
  • O contato com a família da criança.
O professor deve:
  • orientar a criança sem oferecer modelos;
  • Oferecer meios para que a criança conheça a omunidade onde vive.
Na reação das crianças atente para:
  • Suas satisfações, frustações, resistência a certos materiais, expressão oral, habilidades, dificuldades, possibilidades de explorar.
Organizando o ambiente de trabalho:
A sala de aula deve ser: arejada; bem ilumindada; equipada com o essencial; mobiliada com propriedade; atraente; agradável. Deve ter: decoração alegre, lousa e painel baixos, piso limpo, material para ser manuseado, armários e prateleiras numa altura em que as crianças alcacem.

Enquanto houver interesse da criança pelo tema trabalhado, a decoração da sala pode permanecer. Entretanto, você deve evitar a poluição visual.

Procure proporcionar a seus alunos:
  • Situações nas quais tenham opções de escolha e livre acesso ao material com que irão trabalhar;
  • Rodízios de equipe encarregadas de guardar materiais usado, de fazer a limpeza dos pincéis, etc.
  • Variedades de cores e tipos de tintas, conservadas em potes plásticos de boca larga.
Aproveite o espaço disponível:
  • Prendendo, embaixo da lousa, uma cordinha e com pregadores pendurar pinturas para secar, desenhos, recortes e colagens.
  • Colocando ganchos na madeira da lousa e prendendo neles uma corda que formará um varal desmontável.
Organize alternadamente cantinhos de beleza, das bonecas, das novidades, das artes, música, dos jogos e brinquedos, dos estudos, dos painéis, etc.

É muito simples organizar os cantinhos para o desenvolvimento das atividades. A escolha dos móveis depende das possibilidades existentes. A sala de aula é um verdadeiro laboratório onde as crianças observam, pesquisam, experimentam e criam. É indispensável torná-la agradável, atraente e alegre.

Onde guardar:
  • os papéis, já cortados e separados, devem ficar ao alcance das crianças, ou seja, em uma prateleira baixa do armário.
  • As tintas devem ser colocadas, já preparadas, em copos plásticos ou em vidros de boca larga, dispostos em caixas divididas de acordo com o tamanho dos copos ou vidros. Você pode utilizar as embalagens de iogurte.
  • Os pincéis, após terem sido lavados e trem secado com a ponta para cima, devem ser guardados em recipiente de boca larga. Para que o recipiente não vire, deve ser colocado no fundo, pedrinhas ou areia.
  • Os lápis de cera e os pincéis hidrográficos devem ser guardados em caixas de madeira ou papelão, separados por cor e espécie. A criança aprende a zelar pelo material, cuidando de sua organização durante e após a atividade.
As atividades de arte não precisam necessariamente ser desenvolvidas dentro da sala de aula. Seu local pode variar.

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