Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FOLCLORE: IDENTIDADE BRASILEIRA

Mostre às crianças as influências do folclore no cotidiano e destaque a importância da cultura popular.

     Resgatar as origens é sempre um bom começo quando se quer descobrir como funciona um fenômeno da sociedade. Esse trabalho de reconstrução histórica é um dos objetivos do estudo do folclore na escola: conhecer como se formaram, na cultura nacional, hábitos, lendas, expressões da língua, brincadeiras e até formas de pensar e sentir. No entanto, apenas observar essas heranças não basta para uma visão de como as pessoas se comportam no País. É que os costumes de todos os povos que aqui se encontraram (indígenas, africanos e europeus, principalmente) se fundiram tão completamente que criaram uma mistura única, com a cara do Brasil, que passou a se chamar cultura brasileira.

                                               

Identidade e ação

     Na escola, tudo isso deve ser trabalhado no sentido da formação da identidade das crianças. Questões como "por que nossa sociedade é o que é?" ou "de onde vieram conhecimentos e costumes populares tão importantes para a vida das pessoas?" ajudam os alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, a entenderem sobre que bases eles próprios se constiruíram.
     "O folclore, ou cultura popular, é uma das expressões que melhor reflete o pensamento, o sentimento e a atuação de um povo. Transmitido oralmente de geração para geração, ele ajuda a compor a memória de uma nação e é a memória que nos dá consciência e autoestima", reforça a escritora Silvana Salerno. Descobrir o folclore é, portanto, resgatar as origens de cada um de nós, entender como opera o mundo onde vivemos e, a partir daí, encontrar meios para agir sobre ele.


O folclore não morreu

     Outro aspecto da cultura popular que precisa ser enfatizado às crianças é o seu tom dinâmico, de continuidade. Assim, quando for abordar o folclore em sala de aula, uma dica é tratá-lo sempre como uma prática em construção, que surgiu no passado, vem sendo transmitida de geração em geração e continua a se transformar ainda nos dias atuais. "Nada representa melhor o homem, na sua unidade e na sua esplêndida variedade, do que o folclore, cujo estudo se faz, por isso mesmo, altamente elucidativo para o conhecimento da continuidade e das reformulações históricas de nossa sociedade", completa a pedagoga e capacitadora de professores Elaine Naldi Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!