Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE

5 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE

Pedagoga Responsável: Sheila Blasques Nobile


A indicação de 2011 como o Ano Internacional das Florestas traz à tona o debate mundial para uma gestão florestal saudável.

PROMOVA REFLEXÕES IMPORTANTES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL E TRAGA O DEBATE PARA O INTERIOR DA ESCOLA

     A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Aproveite esse fato, na ocasião do Dia Internacional do Meio Ambiente, para organizar com os pequenos uma semana dinâmica e interativa sobre o tema, incentivando o contato com atividades que envolvam reciclagem, conscientização ambiental e a importânia da preservação dos ecossistemas.

CARTÃO DE SUCATA

  1. Leve a turma para um passeio no quarteirão da escola. Solicite que as crianças observem com atenção como está o ambiente: lixo acumulado, pouco cuidado com os bens públicos (muros, praças, prédios), poluição.
  2. De volta à sala de aula, organize os alunos em roda e disponha no centro revistas, jornais, embalagens e caixas de papelão.
  3. Oriente, que, individualmente, escolham os materiais que quiserem para construir cartões em defesa da causa ambiental. Deixe as crianças livres para utilizarem recortes, rasgaduras, colagens, etc.
  4. Reúna todos os trabalhos e faça uma exposição durante a Semana do Meio Ambiente no pátio da escola.
  5. Incentive nos pequenos a reflexão sobre os danos que a ação humana causa na natureza e como atitudes responsáveis, como a reciclagem do lixo, podem amenizar o problema.

Informe-se na prefeitura de sua cidade sobre os locais de coleta seletiva e entregue os endereços às crianças, responsabilizando-as a destinarem, junto com a família, o lixo corretamente.


ALFABETO AMBIENTAL

  1. Divida a sala em grupos e explique que cada equipe irá confeccionar um alfabeto do meio ambiente.
  2. Entregue cartolina, revistas e jornais. Os pequenos terão que associar cada letra do alfabeto a uma palavra ou figura relacionada ao meio ambiente. Deixe-os livres para se expressarem por escrita, desenhos ou recortes.
  3. Exponha os cartazes para que os grupos possam compartilhar seus trabalhos com os demais. Converse com os alunos sobre a importância de cada palavra escolhida por eles no contexto da preservação ambiental.



ESCOLHAS

  1. Apresente aos pequenos a música "Herdeiros do Futuro", de Toquinho e Ellias Andreato, do CD Canção dos Direitos da criança ( Circuito Musical). Distribua a letra para que todos cantem juntos. Promova um debate sobre as questões levantadas na canção, direcionando a conversa para a ação humana na natureza.
  2. Em seguida, entregue para a turminha duas bolas grandes, para que nelas seja desenhado o planeta Terra. Em uma das bolas, a Terra deverá ter figuras que representem um futuro de preservação e na outra, um planeta sem cores, sem florestas e sem animais, indicando um futuro sem preocupação ambiental.
  3. Depois, exponha os dois planetas no pátio da escola, com a questão: "qual mundo você escolhe?", escrita em uma cartolina.
  4. Mantenha a exposição por uma semana. A pergunta oferecida incentivará os pequenos a pensarem em como uma ação sem consciência ambiental pode ser prejudicial ao planeta.



MÚSICA HERDEIROS DO FUTURO

A vida é um agrande amiga da gente
Nos dá tudo de graça para viver
Sol e céu, luz e ar,
Rios e fonte, terra e mar.
Somos os herdeiros do futuro
e para esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
bem desse país.
Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores,
e os passarinhos vão poder voar?
Será que a terra vai seguir nos danos
o fruto, a folha, o caule e a raiz?
Será que a vida acaba encontrando,
um jeito bom da gente ser feliz?
Vamos ter que cuidar bem desse país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!