5 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE
Pedagoga Responsável: Sheila Blasques Nobile
A indicação de 2011 como o Ano Internacional das Florestas traz à tona o debate mundial para uma gestão florestal saudável.
PROMOVA REFLEXÕES IMPORTANTES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL E TRAGA O DEBATE PARA O INTERIOR DA ESCOLA
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Aproveite esse fato, na ocasião do Dia Internacional do Meio Ambiente, para organizar com os pequenos uma semana dinâmica e interativa sobre o tema, incentivando o contato com atividades que envolvam reciclagem, conscientização ambiental e a importânia da preservação dos ecossistemas.
CARTÃO DE SUCATA
- Leve a turma para um passeio no quarteirão da escola. Solicite que as crianças observem com atenção como está o ambiente: lixo acumulado, pouco cuidado com os bens públicos (muros, praças, prédios), poluição.
- De volta à sala de aula, organize os alunos em roda e disponha no centro revistas, jornais, embalagens e caixas de papelão.
- Oriente, que, individualmente, escolham os materiais que quiserem para construir cartões em defesa da causa ambiental. Deixe as crianças livres para utilizarem recortes, rasgaduras, colagens, etc.
- Reúna todos os trabalhos e faça uma exposição durante a Semana do Meio Ambiente no pátio da escola.
- Incentive nos pequenos a reflexão sobre os danos que a ação humana causa na natureza e como atitudes responsáveis, como a reciclagem do lixo, podem amenizar o problema.
Informe-se na prefeitura de sua cidade sobre os locais de coleta seletiva e entregue os endereços às crianças, responsabilizando-as a destinarem, junto com a família, o lixo corretamente.
ALFABETO AMBIENTAL
- Divida a sala em grupos e explique que cada equipe irá confeccionar um alfabeto do meio ambiente.
- Entregue cartolina, revistas e jornais. Os pequenos terão que associar cada letra do alfabeto a uma palavra ou figura relacionada ao meio ambiente. Deixe-os livres para se expressarem por escrita, desenhos ou recortes.
- Exponha os cartazes para que os grupos possam compartilhar seus trabalhos com os demais. Converse com os alunos sobre a importância de cada palavra escolhida por eles no contexto da preservação ambiental.
ESCOLHAS
- Apresente aos pequenos a música "Herdeiros do Futuro", de Toquinho e Ellias Andreato, do CD Canção dos Direitos da criança ( Circuito Musical). Distribua a letra para que todos cantem juntos. Promova um debate sobre as questões levantadas na canção, direcionando a conversa para a ação humana na natureza.
- Em seguida, entregue para a turminha duas bolas grandes, para que nelas seja desenhado o planeta Terra. Em uma das bolas, a Terra deverá ter figuras que representem um futuro de preservação e na outra, um planeta sem cores, sem florestas e sem animais, indicando um futuro sem preocupação ambiental.
- Depois, exponha os dois planetas no pátio da escola, com a questão: "qual mundo você escolhe?", escrita em uma cartolina.
- Mantenha a exposição por uma semana. A pergunta oferecida incentivará os pequenos a pensarem em como uma ação sem consciência ambiental pode ser prejudicial ao planeta.
MÚSICA HERDEIROS DO FUTURO
A vida é um agrande amiga da gente
Nos dá tudo de graça para viver
Sol e céu, luz e ar,
Rios e fonte, terra e mar.
Somos os herdeiros do futuro
e para esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
bem desse país.
Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores,
e os passarinhos vão poder voar?
Será que a terra vai seguir nos danos
o fruto, a folha, o caule e a raiz?
Será que a vida acaba encontrando,
um jeito bom da gente ser feliz?
Vamos ter que cuidar bem desse país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!