Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

sábado, 23 de abril de 2011

SEMANA DA PÁSCOA 2011

  SEMANA DA PÁSCOA





Objetivo: Este projeto, desenvolvido pela equipe da Escola Vovó Esther  pretende, através da realização de atividades diversificadas, dar a oportunidade às crianças de vivenciar  uma das tradições brasileiras, que é a Páscoa, também comemorada em diversos países do mundo. O objetivo é o de  proporcionar  aos alunos o entendimento (o vivenciar) do verdadeiro significado da Páscoa sem interferir em nenhum aspecto religioso.

Duração do projeto: 1 semana

Desenvolvimento: Teremos várias atividades propostas a serem realizadas pelos alunos que estarão distribuídas durante a semana da Páscoa. Os alunos terão participação efetiva nestas atividades a fim de que o objetivo deste projeto seja de fato alcançado.
     Um teatro será realizado para que as crianças possam entrar em contato com o significado da Páscoa. O teatro escolhido para ser realizado foi com a peça Peripécias de Páscoa. Ele foi realizado com o auxílio de um teatro de parede de feltro e três fantoches: o Juca, o Coelho da Páscoa e o Lobo Lobão. Segue abaixo a peça de teatro:


TEATRO PERIPÉCIAS DE PÁSCOA

NARRADOR: OLÁ AMIGUINHOS!!! MAIS FORTE OLÁ!!!! EU QUERO PERGUNTAR A VOCÊS SE TEM ALGUÉM AQUI QUE ACREDITA NO COELHO DA PÁSCOA. TEM ALGUÉM AQUI QUE ACREDITA? ORA VEJAM SÓ! AS CRIANÇAS TEM O PODER DE ACREDITAR EM COISAS MÁGICAS, COMO POE EXEMPLO O COELHO DA PÁSCOA! HÁ HAH HÁ! SABEM, ISSO ME DEU UMA GRANDE IDÉIA! ACONTECE QUE EU CONHEÇO UMA LINDA E DIVERTIDA HISTÓRIA, QUE ACONTECEU EXATAMENTE NESSA ÉPOCA DO ANO, POIS ESTAMOS NA ÉPOCA DA PÁSCOA NÃO É? É. SABEM É UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA, CHEIA DE AVENTURAS E CERTO MISTÉRIO, POIS ENTÃO EU ACHO QUE VOU COMEÇAR A CONTAR ESTA HISTÓRIA A VOCÊS! TUDO COMEÇOU COM UM MENINO MUITO SIMPÁTICO CHAMADO . VAMOS LÁ!

SAI O NARRADOR E ENTRA O MENINO:


MENINO: OLÁ AMIGOS!! OLÁ!! IH TÁ MUITO FRACO! VAMOS NOVAMENTE: OLÁ!!!! AGORA TÁ BOM! SABE EU ESTAVA CONVERSANDO COM A MINHA PROFESSORA, E ELA ME EXPLICOU UMAS COISAS LEGAIS SOBRE A PÁSCOA! É! ELA ME DISSE QUE A PÁSCOA É UMA ÉPOCA DO ANO MUITO ESPECIAL PORQUE É UMA FESTA MUITO ANTIGA! É UMA FESTA TÃO ANTIGA, QUE ACONTECE EM QUASE TODOS OS LUGARES DO MUNDO! SABEM EM ALGUNS LUGARES AS PESSOAS COMEMORAM NO FINAL DO INVERNO E NO COMEÇO DA PRIMAVERA, SABEM AQUELES PAÍSES ONDE CAEM A NEVE É QUANDO A NEVE CAE DERRETENDO E É QUANDO AS PESSOAS COMEÇAM A PLANTAR OS ALIMENTOS, É! É A ÉPOCA EM QUE A NATUREZA COMEÇA A DAR VIDA AS PLANTAS. MAS AÍ VOCÊS VÃO PERGUNTAR: MAS E O OVO? AH! PESSOAL, ACONTECE QUE A MUITOS SERES VIVOS QUE NÓS CONHECEMOS NASCEM DE OVOS. O OVO É O SÍMBOLO DA VISA, POR ISSO QUE A GENTE GANHA O VOVO DE CHOCOLATE NA PÁSCOA! AH! LEGAL ESSAS COISAS QUE A MINHA PROFESSORA ME ENSINOU! BEM DEIXA EU IR QUE A MINHA MAMÃE ESTÁ ME CHAMANDO! TCHAU PESSOAL! ATÉ MAIS!!!


ENTRA O LOBO:
LOBO: OLÁ PESSOAL!!!! AH! EU ADORO ESSA ÉPOCA DE PÁSCOA, É QUANDO TEM MUITOS OVOS DE CHOCOLATE PARA COMER E SE DELICIAR!!!!!! HUM!!!!!!!! NESTE ANO EU TENHO UM PLANO INFALÍVEL PARA QUE EU COMA MUITOS OVOS DE PÁSCOA!!!!! SABEM AQUELE MENINO QUE ESTAVA AQUI AGORINHA POUCO, POIS É, VOU ENGANÁ-LO PARA QUE ELE TRAGA O COELHINHO DA PÁSCOA AQUI E EU POSSA COMER TODOS OS OVOS DE CHOCOLATE DE TODAS AS CRIANÇAS, E ME VINGAR DAQUELE COELHO DA PÁSCOA QUE É TÃO ADORADO PELAS CRIANCINHAS!!!HAHAHAHAH!! BEM, AGORA EU SEI REALMENTE DE QUEM EU PRECISO. BOM, ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE EU ENTRAR EM AÇÃO, O GRANDE ATOR LOBO LOBÃO, PRIMEIRO, EU RESPIRO FUNDO (FINGE QUE RESPIRA), E AGORA, RELAXAR OS OMBROS, (SE SACODE), E AGORA CONCENTRAÇÃO ( FINGE MAZER O MANTRA OHOHOHOHOHO). LÁ VEM ELE, LÁ VEM ELE! ( COMEÇA A CHORAR). NÃO VAI DAR CERTO, NÃO VAI DAR CERTO!

 
ENTRA O MENINO: NOSSA PESSOAL! OLHA SÓ QUE LOBO TRISTE! EI SEU LOBÃO, POSSO TE AJUDAR EM ALGUMA COISA?

O LOBO CHORA COM A BOCA ABERTA EM CIMA DO MENINO E VIRA;

MENINO: NOSSA QUE BAFO DE ONÇA! MAS EU NIUNCA VI UM LOBO ASSIM TÃO TRISTE! EI SEU LOBO, EU POSSO AJUDAR EM ALGUMA COISA?

 
LOBO: AH GAROTO SABE? AS COISAS NÃO ESTÃO NADA BOAS PARA MIM, SÓ PORQUE SOU UM LOBO TODOS ME TRATAM MAL! AH!!!


MENINO: NÃO FICA ASSIM NÃO SEU LOBO, EU NÃO GOSTO DE VER NINGUÉM ASSIM TÃO TRISTE, ME DIZ AÍ, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?





LOBO: SABE GAROTO, ACONTECE QUE TODO MUNDO ACHA QUE EU SOU MAL, É. TODO MUNDO PENSA QUE EU SOU COMO OS MEUS PRIMOS DAS OUTRAS HISTÓRINHAS INFANTIS, AQUELES QUE DEVORAM VOVOZINHAS INDEFESAS E DERRUBAM CASAS DE PORQUINHOS, MAS EU NÃO SOU ASSIM, NA VERDADE EU SOU UM LOBO BOM E HONESTO, EU GOSTO MUITO DAS PESSOAS, DAS FLORES E DOS ANIMAIZINHOS DA FLORESTA, MAS NINGUÉM ACREDITA EM MIM! AH COMO SOU INFELIZ! AHA AHA AH! POR ISSO EU QUERO AJUDAR AS CRIANCINHAS NESTA PÁSCOA! VOCÊ NÃO QUER ME AJUDAR TAMBÉM?

 
MENINO: CLARO QUE SIM SEU LOBO! MAS COMO VOCÊ QUER AJUDAR AS CRIANCINHAS NESTA PÁSCOA?


LOBO: EU SOUBE QUE O COELHO DA PÁSCOA TEM MUITAS ENTREGAS NA PÁSCOA, E PARA AJUDAR A ENTREGAR TODOS OS OVOS DE PÁSCOA A TODAS AS CRIANCINHAS VAMOS PROCURÁ-LO E OFERECER NOSSA AJUDA A ELE.



MENINO: QUE ÓTIMA IDÉIA! ENTÃO VAMOS PROCURAR O COELHO DA PÁSCOA SEU LOBO! MAS TEMOS QUE IR CORRENDO, POIS ELE É MUITO RÁPIDO!


LOBO: ENTÃO VAMOS GAROTO, NÃO VAMOS PERDER TEMPO!
 E OS DOIS COMEÇAM A CORRER PELO PALCO E EM CERTO MOMENTO OS DOIS COMEÇAM ASSIM: VAI PRA CÁ, VAI PRA LÁ! VAI PRA CÁ! VAI PRA LÁ E ENTÃO PÁRA E O MENINO DIZ:

MENINO: EI PODE PARA RAPAZ! NÃO É ASSIM BAGUNÇADO NÃO! EU FICO CORRENDO DE UM LADO PARA O OUTRO E VOCÊ SÓ FICA MANDANDO! OH SEU LOBO! DEVERIA ME AJUDAR, AFINAL NÃO É PARA O BEM DAS CRIANCINHAS?
 LOBO: BEM DAS CRIANCINHAS?

MENINO: É

LOBO: VOCÊ ACHA MESMO QUE EU ESTOU FAZENDO TUDO ISSO PELO BEM DAS CRIANCINHAS?

MENINO: É NÃO É NÃO?



LOBO: MAS É CLARO..... QUE NÃO!!!! NA VERDADE EU ODEIO CRIANCINHAS, ODEIO AS FLORES E AS PESSOAS TAMBÉM!!!!! NA VERDADE EU PRECISAVA DE ALGUÉM ASSIM COMO VOCÊ, DE BOM CORAÇÃO, QUE ME AJUDASSE A TRAZER MUITOS OVOS DE CHOCOLATE, PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ALGUÉM MUITO, MUITO ESPECIAL!
 MENINO: ALGUÉM ESPECIAL, NÃO ENTENDI!
 LOBO: POS VAI ENTENDER! HAH HÁ HÁ HÁ HÁ!!! ACONTECE GAROTO, QUE NA LUA MORA O GRANDE REI DOS COELHOS!

MENINO: REI DOS COELHO MORA NA LUA? EU NÃO SABIA!


LOBO: É! MAS ACONTECE QUE EXISTE UMA LINDA LENDA QUE CONTA QUE O COELHO MORA NA RUA, O GRANDE REI COELHO, ELE SÓ APARECE NESSA ÉPOCA DO ANO, PARA PESSOAS BOAS COMO VOCÊ! QUE GOSTAM DE AJUDAR OS OUTROS! ACONTECE QUE QUANDO O GRANDE REI COELHO VER O TRABALHO QUE VOCÊ ESTÁ TENDO PARA AJUDAR A ENTREGAR OS OVOS DE CHOCOLATE PARA TODAS AS CRIANCINHAS DO MUNDO, ELE AGRADECERÁ POR SUA BONDADE, E DESCERÁ DA LUA, SÓ PARA CONHECÊ-LO! ENTÃO, QUANDO ELE APARECER, EU PEGAREI O COELHO DA PÁSCOA E COMEREI TODOS OS OVOS DE CHOCOLATE!!! HÁ!HÁ!HÁ! O LOBO SAI DE CENA


MENINO: MINHA NOSSA!!!! EU NÃO ACREDITO NISSO!!! O LOBO VAI PEGAR O COELHO QUANDO ELE APARECER, EU PRECISO AVID]SAR O COELHO PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA!

E O COELHO APARECE ATRÁS DO MENINO ENQUANTO ELE FALA.


MENINO: EU NEM DESCONFIEI QUE O LOBO QUERIA FAZER ISSO, EU ACHEI QUE ELE QUERIA AJUDAR AS CRIANCINHAS DE TODO O MUNDO... AH! SENHOR COELHO!! SENHOR COELHO POR FAVRO, VÁ EMBORA...


COELHO: CALMA GAROTO! CALMA! VOCÊ TÁ MUITO NERVOSO!! RESPIRE FUNDO!


MENINO: RESPIRA FUNDO


COELHO: PRONTO! AGORA, ME CONTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO?


MENINO: COMEÇA A FALA R RÁPIDO QUE O ,LOBO IRÁ PEGÁ-LO, FALA QUE ELE É UM CARA MUITO MAL....




COELHO: CALMA, CALMA! DESSE JEITO EU NÃO VOU ENTENDER NADA! É MELHOR VOCÊ RESPIRAR FUNDO DE NOVO!


MENINO: RESPIRA FUNDO.


COELHO: PRONTO, AGORA ME CONTE.


MENINO: SABE, EU NÃO TÔ COM VONTADE DE CONTAR ISSO AQUI NÃO, ELE PODE APARECER A QUALQUER MOMENTO, VENHA É MELHOR VOCÊ ME SEGUIR, VENHA COMIGO! E SAÍ.


COELHO: EITA! OU ESSA GAROTO TMOU MUITO CAFÉ DE MANHÃ OU REALMENTE ELE É MUITO AGITADO! RESPIRE FUNDO! NOSSA ESSE MENINO É MESMO MALUQUINHO. HEI GAROTO! ESPERE AÍ! NOSSA ELE JÁ FOI EMBORA! ACHO QUE ESSA HISTÓRIA DE LOBO É IMAGINAÇÃO DELE, QUEREM VER SÓ COMO O LOBO NÃO ESTÁ AQUI! OLHA SÓ EU VOU ME ESCONDER E QUANDO EU MOSTRAR AS ORELHAS QUANDO VOCÊS VIREM GRITEM COELHO E VOCÊS VÃO VER COMO O LOBO NÃO VAI APARECER,


O COELHO SE ESCONDE E MOSTRA AS ORELHAS


COELHO: EU NÃO FALEI, ESSE GAROTO É MALUQUINHO MESMO, ELE INMVENTOU ESSA COISA DE LOBO, NA VERDADE TODOS NÓS SABEMOS QUE O LOBO NÃO EXISTE,


O LOBO VAI APARECENDO ATRÁS DO COELHO


O COELHO VAI FALANDO E O LOBO VAI APARECNDO ATRÁS RINDO. E ABRINDO A BOCA PARA PEGAR O COELHO, O COELHO VIRÁ E VÊ O COELHO E DESMAIA, OS DOIS DESAPARECEM DA CENA. O LOBO VOLTA E O MENINO ENTRA DANDO UMA SURRA NO LOBO E ESTE FOGE.


MENINO: ENTRA EM CENA DIZENDO: É ISSO AÍ, E NÃO APARECE MAIS AQUI SEU LOBO CAR\ DE PAU. É ISSO A[Í PESSOAL CONSEGUIMOS! EXPULSAMOS O LOBO DA FLORESTA!!! MAS PESSOAL O NOSSO AMIGO COELHO, SABE, ELE SÓ QUERIA NOS AJUDAR, NA VERDADE, ELE ERA UM CARA MUITO LEGAL! ELE ERA O COELHO DA PÁSCOA! ELE SÓ QUERIA O NOSSO BEM, HU HU HU COMEÇA A CHORAR.


E ENTÃO O COELHO APARECE.


MENINO: AI! MEU AMIGO COELHO SE ABRAÇAM! HÁ HÁ AH AHA AHA!! MEU AMIGO COELHO! PUXA EU NÃO SABIA O QUE TINHA ACONTECIDO! AGORA VOCÊ ESTÁ BEM!!!


COELHO: VALMA GAROTO! REPIRE FUNDO! AGORA EU VOU TE EXPLICAR, SABE NA VERDADE AS CRIANÇAS SALVARAM A MINHA VIDA!


MENINO: AS CRIANÇAS?


COELHO: É CLARO! SABE QUANDO ELES COMEÇARAM A GRITAR O LOBO O LOBO O LOBO, EU PERCEBI QUE TINHA ALGUÉM ATRÁS DE MIM RAPAZ E EU SABI QUE NÃO ERA VOCÊ, ENTÃO EU FINGI QUE ESTAVA DESMAIANDO, NA VERDADE SÓ ESTAVA ESPERANDO VOCÊ CHEGAR PARA ME AJUDAR. QUERO TE AGRADECER PELA AJUDA, VOCÊ E AS CRIANÇAS AJUDAR\M A SALVAR A PÁSCOA. AGORA OBRIGADO POR TUDO, TENHO QUE IR, TENHO MUITO TRABALHO A FAZER. TCHAU PESSOAL!!!!!!!

Fonte do teatro: youtube.peripécias de páscoa.

 

      Como era de se esperar, as crianças adoraram o teatro! Antes, tivemos o cuidado de mostrar todos os personagens para que os alunos não se assustassem, pois são crianças menores, que se assustam facilmente. No início tivemos um pouco de bagunça, mas aos poucos os alunos foram interessando-se pelo teatro e participaram ativamente da peça. Olhem só as fotos:



 TEATRO DE FELTRO



 PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS



        Teremos também atividades como ovo cozido decorado com tinta pelos alunos, que ficarão em uma cestinha de coelho e será usado para uma brincadeira de caça aos ovos durante a semana, os alunos procurarão os ovos pela escola ou pela sala. Segue o modelo e as fotos de como ficaram estas atividades realizadas:




MOLDE CESTA DE COELHO



Teremos também a festa de Páscoa com a presença do coelho da Páscoa, ateliê maquiagem do coelho, balão pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce, bolo de cenoura, refrigerante e é claro ovos de chocolate para as crianças!


 PAINEL DE PÁSCOA PARA A ENTRADA


 PAINEL DE PÁSCOA E MESA DA FESTA


 BRINQUEDOS DA FESTA


 BALÃO PULA PULA


LEMBRANCA DA PÁSCOA

 ALGODÃO DOCE


 EQUIPE VOVÓ ESTHER E O COELHO DA PÁSCOA

ORELHAS DE COELHO E ATELIÊ DE MAQUIAGEM





MODELO ORELHAS DE COELHO

O Projeto foi um sucesso, e, apesar da correria e trabalho, os objetivos foram alcançados e o mais importante deles também: a felicidade das crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!

Postar um comentário