Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AULAS DO MATERNAL AO PRÉ

CONHECENDO OS RITMOS

OBJETIVOS: Trabalhar as noções rítmicas, a percepção auditiva e a sociabilização.

Faixa Etária:  3 a 5 anos.

Desenvolvimento:
Passo 1. Prepare alguns CDs com ritmos diferentes, entre les, axé, rock, samba, clássico, anos 60, etc. Comunique aos launos que vocês promoverão um grande concurso de dança, primeiramente com os meninos e depois só com as meninas. Prefira um espaço bem grande. Separe os dois grupos e escolha (pode ser no dado) um para começar. Solte o primeiro ritmo e deixe as crianças do primeiro grupo dançarem por alguns instantes. Então, troque o ritmo da música. A outra turma deve ficar sentada observando se dançam bem e quem dança melhor naquele grupo. Assim que terminarem todos os ritmos que você selecionou para essa aula, é a vez dos outros alunos se apresentarem e aqueles que já dançaram devem apenas observar. Eles podem dar notas e eleger um menino e uma menina vencedores.

Passo 2. Coloque-os agora sentados e pergunte de qual ritmo mais gostaram e por quê. Em seguida, pergunte se eles sabem  dizer os instrumentos usados em cada um dos ritmos.

Observação: Se houver alguma criança que não queria brincar, não a force, ela pode apenas observar e participar da pontuação dos dançarinos. Conforme os coleguinhas forem se soltando, pergunte a ela se não quer mesmo participar do oncurso. O intuito é que ela participe da aula e das discussões.

Por Fábio Adriano Iuras Revista Guia Prático  para professoras de Educação Infantil.


MÚSICA PARA OS MENORES

Objetivos: Sociabilização.

Faixa Etária: Berçário e Maternal

Desenvolvimento: Os pequenos também podem participar das aulas de música. Separe algumas canções para cantar com eles. Meu pintinho amarelinho, o sapa não lava o pé, entre outras. O interessante é levar um bichinho específico para cada música, ou seja, o bichinho que é abordado e sobre o qual eles estão ouvindo. Primeiramente, cante uma ou duas vezes para que os pequenos ouçam e entendam o que fala a canção. Depois, mostre o bichinho e vá passando-o pelas mãos de todos os alunos, enquanto continua a cantar. Faça também os gestos que fazem esses animaizinhos e gesticule conforme manda a letra da música. Termine a aula colocando uma música suave para eles escutarem e coloque-os deitados com uma bolinha macia nas mão. Ou então, com o próprio bichinho usado na aula, faça carinho nas crianças.

Por Fábio Adriano Iuras Revista Guia Prático para professoras de Educação Infantil.

JOGOS EM RODA



JOGO DO ESTACIONAMENTO

Conceitos trabalhados: Pulsação, deslocamento espacial e atenção.

Local: Sala com espaço livre ou pátio.

Material: Aparelho de som.

Tempo médio: 10 minutos

Desenvolvimento: Sorteiam-se algumas crianças (aproximadamente 1/4 do grupo) para serem os motoristas. O restante forma em volta deles o muro do estacionamento ( a roda fechada de mãos dadas). Uma criança se encarrega do aparelho de som, parando e retomando a gravação. Ao iniciar-se a música, o estacionamento se abre (roda com mãos soltas), e os motoristas se deslocam passando pelo meio da roda, em volta dela e fazendo zigue zague, sempre andando de acordo com a pulsação. Quando a música pára, o estacionamento se fecha, "prendendo" os que estiverem do lado de dentro. Não é permitido "furar" (passando por baixo do muro) ou correr para sair. As crianças presas ficam uma vez sem jogar.

Por Ana Vieira. Revista Guia prático para professoras de Educação Infantil 



 
BURACO DO SILÊNCIO

Conceitos trabalhados: Pulsação, repertório, atenção.

Local: Sala fechada.

Material necessário: Um bambolê ou objeto similar.

Tempo médio: 10 minutos.

Desenvolvimento: Sorteia-se um assistente. este deverá escolher, dentre as músicas do repertótio, qual será cantada pelo grupo. O grupo forma uma roda (todos sentados) com um bambolê no meio, marcando o "buraco do silêncio". Todos cantam, marcando levemente a pulsação nos joelhos. O assistente anda em volta do bambolê. Quando ele entrar no "buraco", o grupo deve parar de cantar. Quando sair do buraco, o grupo deve continuar cantando.


Por Ana Vieira. Revista Guia prático para professoras de Educação Infantil

UM BICHINHO DIFERENTE





UM BICHINHO DIFERENTE


     Esta é uma linda poesia que usamos durante um ano letivo para enriquecer o trabalho desenvolvido com as letras do alfabeto. As crianças até memorizaram a poesia. Após a leitura, fazíamos também a leitura das letras do alfabeto.










CARNAVAL

O CARNAVAL

     Em todo o Brasil, fevereiro é mês de muita folia! Sabe por quê?
     Três dias antes da quarta-feira de Cinzas tem início o Carnaval. Momento de aprontar a fantasia para se divertir ao som de muita música. Independente do ritmo, a festa é a mesma para os foliões. No Brasil é assim: em cada canto do país, ritmos e danças diferentes embalam a alegria do povo, mas, uma coisa é certa: a diversão é garantida em todo lugar.
     O primeiro Carnaval brasileiro aconteceu em 1641. Foi uma semana de festejos para comemorar a coroação do rei Dom João IV. Daí em diante, a folia não parou mais. Dos bailes de máscaras, passando pelos desfiles de carros alegóricos, cordões e blocos até chegar às tradicionais escolas de samba, o Carnaval foi ganhando espaço.
     E tem mais, arrastando multidões vieram os trios elétricos, os afoxés, os dançarinos de frevo, os bonecos gigantes, o samba... e um caldeirão de ritmos que é uma das marcas da diversidade cultural do país.


ADMINISTRE A BIRRA

 
     Desencadeada geralmente por um desejo não atendido, a birra inclui raiva e tristeza. “A criança fica tomada por inteiro, confusa com a diversidade de emoções”, descreve a psicóloga Beatriz Almeida Bessa, esclarecendo ainda que a intensidade e a freqüência dessas crises variam de uma para outra. A birra é uma fase com começo, meio e fim, à medida que a criança aprende a expressar seu descontentamento de outras formas e aceitar respostas negativas. “Trata-se de uma etapa do amadurecimento que, se bem trabalhada, contribui para a formação de um adulto equilibrado”, resume.

     Ao contrário do que pais e adultos possam pensar, a dor expressa pela criança não é insuportável. “Não se deve conferir à birra um poder maior do que o que ela de fato tem”. A psicóloga dá orientações de como proceder diante desse comportamento:

• Não satisfaça o desejo da criança. Ceder é consolidar a birra como um método válido e aceitável. O recado implícito deve ser: “As pessoas não atenderão aos seus pedidos só porque você faz birra”.

• Não expresse ódio e fuja de frases de efeito negativas, como “Não vou admitir isso”. Elas apenas aumentam a agressividade da situação.

• Encoraje a criança a falar como está se sentindo, para que ela tente transformar a enxurrada de emoções em palavras, nomeando sentimentos. Pergunte: você está bravo? Chateado? Irritado?

• Adote também expressões de constatação, como “Sei que você está bravo”. Assim a criança pode se sentir compreendida.

• Retire o aluno do local com cuidado e proteja-o de sua própria fúria, pois ele pode acabar se machucando (batendo a cabeça, por exemplo). E, desde que de maneira não violenta, retirá-lo da exposição pública ou carregá-lo quando ele corre o risco de ficar sozinho para trás pode ser necessário.

• Avise com antecedência que o desejo do aluno não poderá ser atendido em determinada situação. Assim, se ele fizer birra, você pode recordá-lo:”Lembra do que a gente conversou?”

• No momento da crise, sermões são inúteis. Deixe para conversar mais longamente depois, quando ele estiver calmo e disposto a ouvir.

• No dia-a-dia, conte histórias que ilustrem o quanto é importante ser uma pessoa flexível, saber dialogar e ser capaz de abrir mão de uma vontade em favor do desejo do grupo.

• Não confunda birra com mimo: não é porque a criança faz birra que necessariamente ela seja mimada. Capricho com capacidade: pode ser que o aluno até queira fazer algo, mas, por não se sentir capaz de fazê-lo, acabe se recusando por medo.



Bom trabalho!

EXPERIÊNCIAS COM TINTA GUACHE




 EXPERIÊNCIAS COM TINTA GUACHE







      Essa pode ser uma aula curiosa de observação de texturas e cores. Faça com as crianças orientado-as, inicialmente, e depois as deixe fazer as misturas que acharem interessantes.

1. Distribua uma folha de papel grosso e potes de tinta previamente preparados pelo professor, que deverão ser já usados.

2. Fale para as crianças que a cada cor de tinta será adicionado um elemento, que irá modificar a sua consistência. Depois de secas as misturas, elas irão observar as diferentes texturas que se formaram.

Algumas sugestões para experimentar:

• Misturar um pouco de areia na tinta verde para resultar em superfície áspera.

• Adicionar farinha de trigo na cor laranja para uma textura empelotada.

• Misture um pouco de cola branca e espuma de detergente à tinta amarela para deixá-la esponjosa.

• No vermelho, adicione arroz e o resultado será de uma superfície granulada.

• Pinte o papel com guache azul e, com a superfície ainda molhada, espalhe glutamato monossódico (Ajinomoto) para dar efeito de estrelas.



     Esta é uma sugestão para o trabalho com as cores e texturas, a cada dia pode ser realizada uma textura e cor diferente. O trabalho pode ser diário ou semanal.

Bom Trabalho!

 
 
Fonte: Revista Guia Prático para professores Educação Infantil



















quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROJETO GIGANTES DA PRÉ-ESCOLA

Faixa Etária: Maternal

Duração Aproximada: 4 meses

Área: Ciências Sociais Natureza e Sociedade

Justificativa: O tema dinossauros é adequado para esta faixa etária, justamente pelo enorme fascínio que essas criaturas exercem no imaginário infantil. Além disso, o tema favorece o desenvolvimento. Desenvolver na criança o hábito de observação, de elaboração de perguntas e o hábito de formulação de hipóteses para questões levantadas. Possibilitar o trabalho com o método científico, que oferece o procedimento de busca de fundamentos para a compreensão do tema.

Objetivos:
  • Ampliar o repertório de conhecimento a respeito do mundo pré-histórico;
  • Conhecer algumas características físicas e como viveram os dinossauros;
  • Desenvolver algumas atitudes na busca de informações.
Conteúdos:
  • Apresentação de alguns dinossauros;
  • Estudo de alguns dinossauros: características, alimentação, habitat;
  • Leitura de imagens;
  • Formulação de perguntas e respostas.
Orientações Didáticas:
  • Separar diferentes figuras, imagens de dinossauros, como fonte de informação para observação e pesquisa;
  • Selecionar livros que relatem como viveram os dinossauros, seus hábitos açimentares, habitat e principais características;
  • Promover conversas que privilegiem relatos das crianças e troca de informações entre eles sobre os bichos que conhecem ou tenham em casa;
  • Organizar o que as crianças sabem sobre o assunto que vai ser estudado;
  • Fazer um levantamento com os  alunos sobre o que eles querem saber;
  • Selecionar diferentes fontes de informação (vídeos, livros, revistas, imagens...);
  • Utilização de dinossauros de brinquedo, para que as crianças tenham contato por meio simbólico.
Encaminhamentos:
  • Fazer um levantamento do conhecimento que as crianças possuem a respeito de dinossauros através de imagens e perguntas: Apresentar uma imagem e perguntar "Que animal é esse? Quem já viu um animal daquele tipo no zoológico? Quem tem um daquele em casa?;
  • Apresentar diversas imagens de animais, todos os animais e solicitar que encontrem, dentre todas, uma figura de animal parecido com aquele que o professor mostrou ao grupo. Definir com o grupo uma relação de semelhanças e diferenças entre a imagem escolhida pelos alunos e a selecionada pelo professor;
  • Montar uma listagem com os resultados do levantamento das semelhanças e diferenças encontradas;
  • Leitura de algumas histórias a respeito de dinossauros, curiosidades e outras informações para ampliar o conhecimento das crianças;
  • Visita à escola de ecologia , sala dos dinossauros;
  • Eleger os dinossauros favoritos do grupo, que irão participar do projeto. Dar um apelido para ele, representá-lo por meio de desenho;
  • Discussão e definição do produto final;
  • Situação em que os alunos possam conhecer para selecionar, em que tipo de livros poderão obter as informações;
  • Início da pesquisa, anotação das respostas encontradas no material pesquisado (textos de referência);
  • Escrita a respeito das informações encontradas a respeito dos dinossauros, por meio de fichas (você sabia que...)
  • Apresentação do produto final.
Avaliação:
  • Observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho, verificando o interesse, a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto. Traçar um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.
Produto Final:
  • Montagem de uma maquete com material produzido pelas crianças.
Desenvolvido por Evanise.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROJETO CONHECENDO O CORPO HUMANO




Faixa Etária: Maternal

Duração aproximada: 4 meses

Área:  Ciências Naturais

Justificativa: 
  • As crianças nesta faixa etária possuem muita curiosidade em relação ao seu próprio corpo, mas ainda não conseguem estabelecer relações entre hábitos de higiene e uma vida saudável, por isso, esse projeto visa trabalhar duas frentes: Hábitos de higiene e vida saudável para que possam começar a estabelecer relações entre essas duas frentes.

Objetivos:
  • Reconhecer e nomear algumas partes do corpo humano;
  • Preocupar-se com os cuidados do corpo.

Conteúdo:
  • Conhecer o próprio corpo por meio do uso e das exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. (RCN, 1998)
  • Hábitos de higiene (escovar os dentes, tomar banho);
  • Vida saudável (alimentação, exercícios).
Orientações Didáticas:
  • Selecionar livros e materiais;
  • Utilização de boneca para dar início ao projeto;
  • Utilização de situações reais e cotidianas para a aprendizagem dos nomes das partes do corpo.
Encaminhamentos:
  • Fazer um levantamento do conhecimento que as crianças possuem a respeito do corpo humano utilizando uma boneca ( apresentada pela profesora);
  • Fazer o contorno do corpo de um aluno(a) e nomear as partes do seu corpo;
  • Rodas de conversa sobre as partes do corpo; hábitos de higiene; cuidados com o corpo;
  • Discussão e definição do produto final;
  • Listagem de algumas partes do corpo que os alunos verbalizarem, cuidados, produtos de higiene;
  • Palestra com profissionais da saúde;
  • Leitura de textos, reportagens e histórias;
  • Levantamento de hábitos de higiene pessoal;
  • Cartaz com rótulos de produtos de higiene pessoal.
Avaliação:

     Observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho, verificando o interesse, a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto. Traçar um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.

Produto Final:
     Um álbum a respeito das partes do corpo humano, com a utilização de músicas que envolvam o corpo humano e fotos legendadas.

PROJETO POESIAS, QUADRINHAS, PARLENDAS E MÚSICAS... VAMOS CONHECÊ-LAS...?



I - JUSTIFICATIVA:

     O trabalho com As poesias, as quadrinhas, as parlendas e as músicas é adequado para a faixa etária de três anos, uma vez que propiciam situações de aprendizagem por terem uma linguagem fácil, textos curtos, rimas e brincadeiras. Como a oralidade é o foco desse projeto esse tipo de texto auxilia o desenvolvimento da linguagem oral, pois eles possuem versos ou trechos que se repetem e as crianças dessa faixa etária adoram repetir e repetir, divertem-se com essa brincadeira.

II - OBJETIVOS:
  • Descobrir que a escrita representa a fala guardadas as devidas proporções;
  • Conhecer diversas poesias e seus autores, bem como quadrinhas, parlendas e músicas de domínio popular;
  • Enriquecer o vocabulário, ampliando o repertório de textos memorizados pelas crianças, incentivando a prática de recitá-las;
  • Promover a socialização destes conhecimentos junto às famílias;
  • Promover a diversão, o prazer e a atenção ao ouvir e recitar poesias, quadrinhas e parlendas.
III - Conteúdos:

  • Textos de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas e, algumas de suas características: sonoridade, temas, rima, etc;
  • Escuta atenta de poesias;
  • Leitura de textos que sabe de cor (memorização, leitura não convencional);
  • Poesias;
  • Quadrinhas;
  • Parlendas;
  • Músicas.

IV - Orientações didáticas:

  • Livros de poesia;
  • Cópias de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas, preferidas das crianças, assim como dos demais textos eleitos por elas;
  • Cartazes com alguns textos para incentivar a leitura não convencional;
  • CD com poesias, quadrinhas e parlendas cantadas, bem como de músicas.
V - Encaminhamentos:

  • Rodas de leituras de poesias, quadrinhas, parlendas e músicas, retomando de tempos em tempos as mesmas poesias e acrescentando outras (peridiocidade aproximada de três vezes por semana);
  • Fazer sempre referência simples aos autores, retiradas de sua biografia;
  • Sugestão: solicitar que os pais, avós, escrevam alguma poesia, música, quadrinha que conheçam e enviem para a escola;
  • Fazer várias rodas de leituras das poesias, quadrinhas enviadas pelos pais, avós.
  • Reprodução das poesias, quadrinhas, parlendas e músicas escolhidas, como preferidas das crianças em cartazes;
  • Roda de leitura com livros infantis da poeia, quadrinha ou parlenda;
  • Organizar vários momentos de escuta: do profesor lendo em voz alta, da gravação das crianças individualmente e todo o grupo;
  • Elencar algumas poesias, quadrinhas, parlendas, músicas e formar um caderno onde as crianças poderão ter contato com o texto escrito;
  • Gravação com todas as crianças, durante o projeto.
VI - Produto Final:

  • Confecção de uma coletânea das poesias, quadrinhas, parlendas e músicas preferidas da classe, para que cada criança tenha um exmplar ilustrado por eles e assim possam compartilhar deste caderno com sua família.

Autores do Projeto: Professoras Evanise e Ana Paula


segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO: EU E O MEIO EM QUE VIVO

PROJETO EU E O MEIO EM QUE VIVO


OBJETIVO:
Dar ao aluno a oportunidade de se conhecer como identidade única e conhecer também o ambiente que o cerca: família, escola e a casa onde vive.

Propiciar ao aluno momentos de identificação social e de reflexão acerca do meio em que vive.

DURAÇÃO DO PROJETO: 1 bimestre


ASSUNTOS A SEREM TRABALHADOS: 
EU, identificação e identidade (gostos, preferências, diferenças e semelhanças entre as pessoas).
NOME;
PARTES DO CORPO; órgãos do sentido;
FAMÍLIA, árvore genealógica, diferentes famílias , pessoas que convivem com a criança, regras de convivência;

ESCOLA, regras de convívio, diferenças sociais, limites.

CASA, diferentes moradias, organização da casa, cooperação em casa.

PRODUTO FINAL: LIVRO DA VIDA. A cada aula os alunos irão fazer uma página do livro, que no final será montado para levarem para casa.

DESENVOLVIMENTO:
1ª AULA: Assunto trabalhado EU - faremos a Gincana do Tesouro onde os alunos em círculo receberão uma caixa com um espelho dentro. O profesor deve enfatizar que se trata de um lindo presente, muito especial e vai dizendo características acerca dos alunos, a medida que os alunos abrem a caixa e se deparam com a sua imagem refletida, pedir para que digam as características que mais gostam neles.
Brincar com as músicas Cabeça, ombro, joelho e pé, para que os alunos identifiquem as partes do corpo. Fazer brincadeiras de semelhanças e diferenças entre os alunos, como exemplo, um aluno de frente ao outro, irão dizer a cor dos olhos, do cabelo, o tamanho do cabelo, etc.
Ficha para o produto final: Quem sou eu Auto retrato, os alunos irão desenhar usando tinta seu auto retrato.

2ª AULA: Eu - Nome. Pedir anteriormente aos pais que tragam por escrito a história do nome de cada aluno em uma folha. Com as histórias, ler em sala de aula todas as histórias e fixar junto com o nome de cada um. Depois esta folha será usada para o Livro da Vida. Pesquisar o significado do nome de cada aluno e trazer como forma de curiosidade. Registrar em folha o nome dos alunos e pedir para que eles reescrevam seus nomes para o Livro da Vida.

3ª AULA:
Pedir três fotos para os pais, uma da mãe grávida, uma de quando a criança era um bebê e outra atual. Conversar com os alunos sobre as mudanças que eles tiveram e os acontecimentos que mais os marcaram em cada idade e montar uma linha do tempo. Anexar as fotos no Livro da Vida.

4ª AULA: Começaremos com o tema A Família. Pedir anteriormente uma foto com as pessoas que vivem com a criança: pai, mãe, irmãos, tios, avós, etc. Conversar a respeito das diferentes famílias com pais e avós que moram junto, pais separados, etc. Trazer como forma de curiosidade e início deste tema uma gravura de famílias diferentes e a partir disso fazer um debate com os alunos.
Livro da Vida: Esta é aminha família. Decorar a página com a foto que trouxeram de casa e usar materiais com guache ou giz de cera.
Como reforça para casa montaremos uma árvore genealógica de cada um onde teremos a participação dos pais, antes, na sala, mostrar como é a árvore e explicar aos alunos.

5ª AULA - Árvore Genealógica - Iremos debater com os alunos os nomes das pessoas na árvore genealógica que trouxeram de casa e perguntar o grau de parentesco. Deixaremos registrado a árvore genealógica em uma folhas para o Livro da Vida. Neste dia teremos uma atividade- Desenhe o que sua família gosta de fazer juntos.

6ª AULA - Trazer como curiosidade a história A Casa Ambulante. Enfatizar a moradia, perguntar se a casa podemos levar conosco como na história. Trazer figuras de diferentes tipos de casa e perguntar aos alunos qual é a mais parecida com a deles. Em debate discutir a importância da casa para todas as famílias e os diferentes tipos de casa: casas térreas, sobrados, de palha, de madeira, tendas, apartamentos, etc. faremos uma atividade para o Livro da Vida: Com dobradura e recortes de papéis montaremos uma casa que mais se parece com a dos alunos.

7ª AULA: Iremos debater sobre as regras de convívio e a cooperação dentro de casa. No que podemos ajudar? Devemos ter cuidado com os produtos. A atividade do dia será Faça um desenho bonito sobre o lugar preferido em casa.

8ª AULA: A escola. Começaremos nossa aula com um passeio pela escola, observando todas as salas, os banheiros, a cozinha, o refeitório e as demais dependências. Conversaremos neste passeio sobre a utilidade de cada ambiente. Os alunos farão uma entrevista com os funcionários da escola e anexaremos em nosso Livro. Tiraremos uma foto anteriormente em frente à escola e colocaremos em uma página do livro da vida.

9ª AULA - Meus melhores amigos da escola. Faremos listas com os nomes dos alunos e conversaremos sobre a amizade entre os colegas. Depois escreveremos os nomes dos melhores amigos em uma folha. Faremos também neste dia o cartaz sobre as Regras de Convivência e debater sobre as mesmas.



domingo, 24 de abril de 2011

MENSAGEM DE PÁSCOA








Páscoa é tempo de meditar, de buscar,

de agradecer, de plantar a paz.



Tempo de oração!!!



Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos

e de ser mais irmão.



Tempo de recomeçar!



Tempo de concessão, de compromisso,

de salvação. Tempo de perdão.



Tempo de libertar, de libertação,

de passagem, de passar...



Para onde?

Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!



É Tempo de Ressurreição!

A Equipe Vovó Esther deseja a todos uma Feliz Páscoa!!


Fonte: http://www.belasmensagens.com.br/pascoa/tempo-de-pascoa-791.html

sábado, 23 de abril de 2011

SEMANA DA PÁSCOA 2011

  SEMANA DA PÁSCOA





Objetivo: Este projeto, desenvolvido pela equipe da Escola Vovó Esther  pretende, através da realização de atividades diversificadas, dar a oportunidade às crianças de vivenciar  uma das tradições brasileiras, que é a Páscoa, também comemorada em diversos países do mundo. O objetivo é o de  proporcionar  aos alunos o entendimento (o vivenciar) do verdadeiro significado da Páscoa sem interferir em nenhum aspecto religioso.

Duração do projeto: 1 semana

Desenvolvimento: Teremos várias atividades propostas a serem realizadas pelos alunos que estarão distribuídas durante a semana da Páscoa. Os alunos terão participação efetiva nestas atividades a fim de que o objetivo deste projeto seja de fato alcançado.
     Um teatro será realizado para que as crianças possam entrar em contato com o significado da Páscoa. O teatro escolhido para ser realizado foi com a peça Peripécias de Páscoa. Ele foi realizado com o auxílio de um teatro de parede de feltro e três fantoches: o Juca, o Coelho da Páscoa e o Lobo Lobão. Segue abaixo a peça de teatro:


TEATRO PERIPÉCIAS DE PÁSCOA

NARRADOR: OLÁ AMIGUINHOS!!! MAIS FORTE OLÁ!!!! EU QUERO PERGUNTAR A VOCÊS SE TEM ALGUÉM AQUI QUE ACREDITA NO COELHO DA PÁSCOA. TEM ALGUÉM AQUI QUE ACREDITA? ORA VEJAM SÓ! AS CRIANÇAS TEM O PODER DE ACREDITAR EM COISAS MÁGICAS, COMO POE EXEMPLO O COELHO DA PÁSCOA! HÁ HAH HÁ! SABEM, ISSO ME DEU UMA GRANDE IDÉIA! ACONTECE QUE EU CONHEÇO UMA LINDA E DIVERTIDA HISTÓRIA, QUE ACONTECEU EXATAMENTE NESSA ÉPOCA DO ANO, POIS ESTAMOS NA ÉPOCA DA PÁSCOA NÃO É? É. SABEM É UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA, CHEIA DE AVENTURAS E CERTO MISTÉRIO, POIS ENTÃO EU ACHO QUE VOU COMEÇAR A CONTAR ESTA HISTÓRIA A VOCÊS! TUDO COMEÇOU COM UM MENINO MUITO SIMPÁTICO CHAMADO . VAMOS LÁ!

SAI O NARRADOR E ENTRA O MENINO:


MENINO: OLÁ AMIGOS!! OLÁ!! IH TÁ MUITO FRACO! VAMOS NOVAMENTE: OLÁ!!!! AGORA TÁ BOM! SABE EU ESTAVA CONVERSANDO COM A MINHA PROFESSORA, E ELA ME EXPLICOU UMAS COISAS LEGAIS SOBRE A PÁSCOA! É! ELA ME DISSE QUE A PÁSCOA É UMA ÉPOCA DO ANO MUITO ESPECIAL PORQUE É UMA FESTA MUITO ANTIGA! É UMA FESTA TÃO ANTIGA, QUE ACONTECE EM QUASE TODOS OS LUGARES DO MUNDO! SABEM EM ALGUNS LUGARES AS PESSOAS COMEMORAM NO FINAL DO INVERNO E NO COMEÇO DA PRIMAVERA, SABEM AQUELES PAÍSES ONDE CAEM A NEVE É QUANDO A NEVE CAE DERRETENDO E É QUANDO AS PESSOAS COMEÇAM A PLANTAR OS ALIMENTOS, É! É A ÉPOCA EM QUE A NATUREZA COMEÇA A DAR VIDA AS PLANTAS. MAS AÍ VOCÊS VÃO PERGUNTAR: MAS E O OVO? AH! PESSOAL, ACONTECE QUE A MUITOS SERES VIVOS QUE NÓS CONHECEMOS NASCEM DE OVOS. O OVO É O SÍMBOLO DA VISA, POR ISSO QUE A GENTE GANHA O VOVO DE CHOCOLATE NA PÁSCOA! AH! LEGAL ESSAS COISAS QUE A MINHA PROFESSORA ME ENSINOU! BEM DEIXA EU IR QUE A MINHA MAMÃE ESTÁ ME CHAMANDO! TCHAU PESSOAL! ATÉ MAIS!!!


ENTRA O LOBO:
LOBO: OLÁ PESSOAL!!!! AH! EU ADORO ESSA ÉPOCA DE PÁSCOA, É QUANDO TEM MUITOS OVOS DE CHOCOLATE PARA COMER E SE DELICIAR!!!!!! HUM!!!!!!!! NESTE ANO EU TENHO UM PLANO INFALÍVEL PARA QUE EU COMA MUITOS OVOS DE PÁSCOA!!!!! SABEM AQUELE MENINO QUE ESTAVA AQUI AGORINHA POUCO, POIS É, VOU ENGANÁ-LO PARA QUE ELE TRAGA O COELHINHO DA PÁSCOA AQUI E EU POSSA COMER TODOS OS OVOS DE CHOCOLATE DE TODAS AS CRIANÇAS, E ME VINGAR DAQUELE COELHO DA PÁSCOA QUE É TÃO ADORADO PELAS CRIANCINHAS!!!HAHAHAHAH!! BEM, AGORA EU SEI REALMENTE DE QUEM EU PRECISO. BOM, ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE EU ENTRAR EM AÇÃO, O GRANDE ATOR LOBO LOBÃO, PRIMEIRO, EU RESPIRO FUNDO (FINGE QUE RESPIRA), E AGORA, RELAXAR OS OMBROS, (SE SACODE), E AGORA CONCENTRAÇÃO ( FINGE MAZER O MANTRA OHOHOHOHOHO). LÁ VEM ELE, LÁ VEM ELE! ( COMEÇA A CHORAR). NÃO VAI DAR CERTO, NÃO VAI DAR CERTO!

 
ENTRA O MENINO: NOSSA PESSOAL! OLHA SÓ QUE LOBO TRISTE! EI SEU LOBÃO, POSSO TE AJUDAR EM ALGUMA COISA?

O LOBO CHORA COM A BOCA ABERTA EM CIMA DO MENINO E VIRA;

MENINO: NOSSA QUE BAFO DE ONÇA! MAS EU NIUNCA VI UM LOBO ASSIM TÃO TRISTE! EI SEU LOBO, EU POSSO AJUDAR EM ALGUMA COISA?

 
LOBO: AH GAROTO SABE? AS COISAS NÃO ESTÃO NADA BOAS PARA MIM, SÓ PORQUE SOU UM LOBO TODOS ME TRATAM MAL! AH!!!


MENINO: NÃO FICA ASSIM NÃO SEU LOBO, EU NÃO GOSTO DE VER NINGUÉM ASSIM TÃO TRISTE, ME DIZ AÍ, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?





LOBO: SABE GAROTO, ACONTECE QUE TODO MUNDO ACHA QUE EU SOU MAL, É. TODO MUNDO PENSA QUE EU SOU COMO OS MEUS PRIMOS DAS OUTRAS HISTÓRINHAS INFANTIS, AQUELES QUE DEVORAM VOVOZINHAS INDEFESAS E DERRUBAM CASAS DE PORQUINHOS, MAS EU NÃO SOU ASSIM, NA VERDADE EU SOU UM LOBO BOM E HONESTO, EU GOSTO MUITO DAS PESSOAS, DAS FLORES E DOS ANIMAIZINHOS DA FLORESTA, MAS NINGUÉM ACREDITA EM MIM! AH COMO SOU INFELIZ! AHA AHA AH! POR ISSO EU QUERO AJUDAR AS CRIANCINHAS NESTA PÁSCOA! VOCÊ NÃO QUER ME AJUDAR TAMBÉM?

 
MENINO: CLARO QUE SIM SEU LOBO! MAS COMO VOCÊ QUER AJUDAR AS CRIANCINHAS NESTA PÁSCOA?


LOBO: EU SOUBE QUE O COELHO DA PÁSCOA TEM MUITAS ENTREGAS NA PÁSCOA, E PARA AJUDAR A ENTREGAR TODOS OS OVOS DE PÁSCOA A TODAS AS CRIANCINHAS VAMOS PROCURÁ-LO E OFERECER NOSSA AJUDA A ELE.



MENINO: QUE ÓTIMA IDÉIA! ENTÃO VAMOS PROCURAR O COELHO DA PÁSCOA SEU LOBO! MAS TEMOS QUE IR CORRENDO, POIS ELE É MUITO RÁPIDO!


LOBO: ENTÃO VAMOS GAROTO, NÃO VAMOS PERDER TEMPO!
 E OS DOIS COMEÇAM A CORRER PELO PALCO E EM CERTO MOMENTO OS DOIS COMEÇAM ASSIM: VAI PRA CÁ, VAI PRA LÁ! VAI PRA CÁ! VAI PRA LÁ E ENTÃO PÁRA E O MENINO DIZ:

MENINO: EI PODE PARA RAPAZ! NÃO É ASSIM BAGUNÇADO NÃO! EU FICO CORRENDO DE UM LADO PARA O OUTRO E VOCÊ SÓ FICA MANDANDO! OH SEU LOBO! DEVERIA ME AJUDAR, AFINAL NÃO É PARA O BEM DAS CRIANCINHAS?
 LOBO: BEM DAS CRIANCINHAS?

MENINO: É

LOBO: VOCÊ ACHA MESMO QUE EU ESTOU FAZENDO TUDO ISSO PELO BEM DAS CRIANCINHAS?

MENINO: É NÃO É NÃO?



LOBO: MAS É CLARO..... QUE NÃO!!!! NA VERDADE EU ODEIO CRIANCINHAS, ODEIO AS FLORES E AS PESSOAS TAMBÉM!!!!! NA VERDADE EU PRECISAVA DE ALGUÉM ASSIM COMO VOCÊ, DE BOM CORAÇÃO, QUE ME AJUDASSE A TRAZER MUITOS OVOS DE CHOCOLATE, PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ALGUÉM MUITO, MUITO ESPECIAL!
 MENINO: ALGUÉM ESPECIAL, NÃO ENTENDI!
 LOBO: POS VAI ENTENDER! HAH HÁ HÁ HÁ HÁ!!! ACONTECE GAROTO, QUE NA LUA MORA O GRANDE REI DOS COELHOS!

MENINO: REI DOS COELHO MORA NA LUA? EU NÃO SABIA!


LOBO: É! MAS ACONTECE QUE EXISTE UMA LINDA LENDA QUE CONTA QUE O COELHO MORA NA RUA, O GRANDE REI COELHO, ELE SÓ APARECE NESSA ÉPOCA DO ANO, PARA PESSOAS BOAS COMO VOCÊ! QUE GOSTAM DE AJUDAR OS OUTROS! ACONTECE QUE QUANDO O GRANDE REI COELHO VER O TRABALHO QUE VOCÊ ESTÁ TENDO PARA AJUDAR A ENTREGAR OS OVOS DE CHOCOLATE PARA TODAS AS CRIANCINHAS DO MUNDO, ELE AGRADECERÁ POR SUA BONDADE, E DESCERÁ DA LUA, SÓ PARA CONHECÊ-LO! ENTÃO, QUANDO ELE APARECER, EU PEGAREI O COELHO DA PÁSCOA E COMEREI TODOS OS OVOS DE CHOCOLATE!!! HÁ!HÁ!HÁ! O LOBO SAI DE CENA


MENINO: MINHA NOSSA!!!! EU NÃO ACREDITO NISSO!!! O LOBO VAI PEGAR O COELHO QUANDO ELE APARECER, EU PRECISO AVID]SAR O COELHO PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA!

E O COELHO APARECE ATRÁS DO MENINO ENQUANTO ELE FALA.


MENINO: EU NEM DESCONFIEI QUE O LOBO QUERIA FAZER ISSO, EU ACHEI QUE ELE QUERIA AJUDAR AS CRIANCINHAS DE TODO O MUNDO... AH! SENHOR COELHO!! SENHOR COELHO POR FAVRO, VÁ EMBORA...


COELHO: CALMA GAROTO! CALMA! VOCÊ TÁ MUITO NERVOSO!! RESPIRE FUNDO!


MENINO: RESPIRA FUNDO


COELHO: PRONTO! AGORA, ME CONTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO?


MENINO: COMEÇA A FALA R RÁPIDO QUE O ,LOBO IRÁ PEGÁ-LO, FALA QUE ELE É UM CARA MUITO MAL....




COELHO: CALMA, CALMA! DESSE JEITO EU NÃO VOU ENTENDER NADA! É MELHOR VOCÊ RESPIRAR FUNDO DE NOVO!


MENINO: RESPIRA FUNDO.


COELHO: PRONTO, AGORA ME CONTE.


MENINO: SABE, EU NÃO TÔ COM VONTADE DE CONTAR ISSO AQUI NÃO, ELE PODE APARECER A QUALQUER MOMENTO, VENHA É MELHOR VOCÊ ME SEGUIR, VENHA COMIGO! E SAÍ.


COELHO: EITA! OU ESSA GAROTO TMOU MUITO CAFÉ DE MANHÃ OU REALMENTE ELE É MUITO AGITADO! RESPIRE FUNDO! NOSSA ESSE MENINO É MESMO MALUQUINHO. HEI GAROTO! ESPERE AÍ! NOSSA ELE JÁ FOI EMBORA! ACHO QUE ESSA HISTÓRIA DE LOBO É IMAGINAÇÃO DELE, QUEREM VER SÓ COMO O LOBO NÃO ESTÁ AQUI! OLHA SÓ EU VOU ME ESCONDER E QUANDO EU MOSTRAR AS ORELHAS QUANDO VOCÊS VIREM GRITEM COELHO E VOCÊS VÃO VER COMO O LOBO NÃO VAI APARECER,


O COELHO SE ESCONDE E MOSTRA AS ORELHAS


COELHO: EU NÃO FALEI, ESSE GAROTO É MALUQUINHO MESMO, ELE INMVENTOU ESSA COISA DE LOBO, NA VERDADE TODOS NÓS SABEMOS QUE O LOBO NÃO EXISTE,


O LOBO VAI APARECENDO ATRÁS DO COELHO


O COELHO VAI FALANDO E O LOBO VAI APARECNDO ATRÁS RINDO. E ABRINDO A BOCA PARA PEGAR O COELHO, O COELHO VIRÁ E VÊ O COELHO E DESMAIA, OS DOIS DESAPARECEM DA CENA. O LOBO VOLTA E O MENINO ENTRA DANDO UMA SURRA NO LOBO E ESTE FOGE.


MENINO: ENTRA EM CENA DIZENDO: É ISSO AÍ, E NÃO APARECE MAIS AQUI SEU LOBO CAR\ DE PAU. É ISSO A[Í PESSOAL CONSEGUIMOS! EXPULSAMOS O LOBO DA FLORESTA!!! MAS PESSOAL O NOSSO AMIGO COELHO, SABE, ELE SÓ QUERIA NOS AJUDAR, NA VERDADE, ELE ERA UM CARA MUITO LEGAL! ELE ERA O COELHO DA PÁSCOA! ELE SÓ QUERIA O NOSSO BEM, HU HU HU COMEÇA A CHORAR.


E ENTÃO O COELHO APARECE.


MENINO: AI! MEU AMIGO COELHO SE ABRAÇAM! HÁ HÁ AH AHA AHA!! MEU AMIGO COELHO! PUXA EU NÃO SABIA O QUE TINHA ACONTECIDO! AGORA VOCÊ ESTÁ BEM!!!


COELHO: VALMA GAROTO! REPIRE FUNDO! AGORA EU VOU TE EXPLICAR, SABE NA VERDADE AS CRIANÇAS SALVARAM A MINHA VIDA!


MENINO: AS CRIANÇAS?


COELHO: É CLARO! SABE QUANDO ELES COMEÇARAM A GRITAR O LOBO O LOBO O LOBO, EU PERCEBI QUE TINHA ALGUÉM ATRÁS DE MIM RAPAZ E EU SABI QUE NÃO ERA VOCÊ, ENTÃO EU FINGI QUE ESTAVA DESMAIANDO, NA VERDADE SÓ ESTAVA ESPERANDO VOCÊ CHEGAR PARA ME AJUDAR. QUERO TE AGRADECER PELA AJUDA, VOCÊ E AS CRIANÇAS AJUDAR\M A SALVAR A PÁSCOA. AGORA OBRIGADO POR TUDO, TENHO QUE IR, TENHO MUITO TRABALHO A FAZER. TCHAU PESSOAL!!!!!!!

Fonte do teatro: youtube.peripécias de páscoa.

 

      Como era de se esperar, as crianças adoraram o teatro! Antes, tivemos o cuidado de mostrar todos os personagens para que os alunos não se assustassem, pois são crianças menores, que se assustam facilmente. No início tivemos um pouco de bagunça, mas aos poucos os alunos foram interessando-se pelo teatro e participaram ativamente da peça. Olhem só as fotos:



 TEATRO DE FELTRO



 PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS



        Teremos também atividades como ovo cozido decorado com tinta pelos alunos, que ficarão em uma cestinha de coelho e será usado para uma brincadeira de caça aos ovos durante a semana, os alunos procurarão os ovos pela escola ou pela sala. Segue o modelo e as fotos de como ficaram estas atividades realizadas:




MOLDE CESTA DE COELHO



Teremos também a festa de Páscoa com a presença do coelho da Páscoa, ateliê maquiagem do coelho, balão pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce, bolo de cenoura, refrigerante e é claro ovos de chocolate para as crianças!


 PAINEL DE PÁSCOA PARA A ENTRADA


 PAINEL DE PÁSCOA E MESA DA FESTA


 BRINQUEDOS DA FESTA


 BALÃO PULA PULA


LEMBRANCA DA PÁSCOA

 ALGODÃO DOCE


 EQUIPE VOVÓ ESTHER E O COELHO DA PÁSCOA

ORELHAS DE COELHO E ATELIÊ DE MAQUIAGEM





MODELO ORELHAS DE COELHO

O Projeto foi um sucesso, e, apesar da correria e trabalho, os objetivos foram alcançados e o mais importante deles também: a felicidade das crianças!